TCCs da fAAC

O universo pouco explorado das Drag Queens

O TCC de Giovana Romania e Mariana Bertacini busca discutir tanto identidade quanto gênero dentro da moda Drag

Julia Tonin

O processo de idealização do TCC do curso de Jornalismo não foi uma tarefa simples para as alunas Giovana Romania e Mariana Bertacini. Desde o princípio elas sabiam que gostariam de desenvolver um produto, e com a orientação da professora Suely Maciel, fizeram uma reportagem multimídia sobre Drag Queens. Assim surgiu o “Mascaradas – Moda e Identidade no Universo Drag Queen”.
Até definirem exatamente o tema, ambas pensaram muito sobre o que gostariam de falar, e quando chegaram no consenso das drags tiveram certeza que seria algo sobre isso. Porém as dificuldades começaram ao se perceber que era um tema pouco trabalhado academicamente, o que levava a uma escassez de materiais de base.
“Buscamos referências de estudos acadêmicos e em livros sobre moda, sociedade, cultura e identidade. O Manual de Comunicação LGBT foi de extrema importância para entendermos questões de gênero, pronome e denominação e evitar gafes” contam as estudantes.
WhatsApp Image 2018-10-11 at 13.22.39 (1)
Identidade visual do projeto.
A pesquisa começa com uma detalhada definição de Drag Queen e suas variações, sobre seu histórico, surgimento, principais referências e conceitos, tanto internacional como nacionalmente. Aborda também a questão da identidade de gênero e sua expressão.
Ainda dentro do material da pesquisa, as alunas acompanharam a montagem de duas drags, uma de São Paulo e a outra de Bauru. Para ambas foi considerado uma das partes mais fascinantes do projeto, “foi muito interessante ver a personalidade drag tomando forma, se sobressaindo à personalidade de seu criador, perceber quando era uma persona e não a outra” relatam.
WhatsApp Image 2018-10-11 at 13.22.39
Transformação de um criador em drag. Foto por: Giovana Romania
O produto final tem uma identidade visual e uma linguagem que anda lado a lado com o tema escolhido, usando expressões que fazem parte da rotina das personagens escolhidas. Além da pesquisa feita pela dupla, cada uma possui um espaço individual na reportagem para falar sobre coisas que acharam mais interessante.
“Poder dar voz e entender como surgem e o que fazem as drag queens foi sensacional. Trazer uma drag queen para uma banca de TCC dentro de uma universidade pública foi uma das coisas mais gratificantes de todo o nosso trabalho” foram as considerações finais das alunas idealizadoras da pesquisa.
Para conferir o Trabalho de Conclusão de Curso completo é só acessar o link: https://gioromania.wixsite.com/mascaradas.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s