TCCs da fAAC

A linguagem poética como ferramenta sensibilizadora

O TCC de Luana Gonçalves usa a poesia feita por mulheres para criar um material pedagógico e que conta suas histórias

Mariane Ribeiro

A poesia faz parte de uma das artes tradicionais desenvolvidas pela linguagem humana, a literatura. É um gênero que se caracteriza por apresentar versos de forma harmoniosa, a expressão de beleza através de palavras. Foi isso que Luana Gonçalves, que se formou em Artes Visuais na Unesp-Bauru, quis mostrar em seu TCC, chamado “Confluência Poética: Mulheres bauruenses e a elaboração de material de apoio pedagógico”. O trabalho tem como proposta usar a poesia para construir conhecimento, “meu projeto consistiu numa pesquisa sobre a importância da poesia no resgate de um olhar mais sensível, e como isso pode acontecer na educação formal e não formal”, afirma Gonçalves.

0lh
Imagem: Trecho do vídeo “Confluência Poética”

A proposta era desenvolver uma pesquisa que mostrasse a importância da poesia na retomada de um olhar mais sensível sobre educação, e como isso pode ser usado tanto na educação formal quanto na informal, e a partir da análise, foi elaborado um material pedagógico de faixa etária livre com o objetivo de trabalhar a poesia. Orientada pela Prof. Dra. Rosa Maria Araújo Simões, Luana pesquisou cinco poetisas para dar suporte ao trabalho prático: Maria Carolina de Jesus, Adélia Prado, Cora Coralina, Cecília Meireles e Violeta Luna.

Luana conta que após fazer o levantamento das poesias e do referencial bibliográfico, ela partiu em busca das mulheres que fariam parte do projeto junto a ela, “essa ‘seleção’ aconteceu quase como uma performance, eu batia nas casas e conversava com as moradoras, uma conversa informal que levava a um amontoado de questões”.

Os encontros com as mulheres que aceitaram participar do projeto aconteciam semanalmente, e eram momentos de estudo e escrita. Além de terem feito jograis com as poesias selecionadas previamente, as mulheres que participaram também escreveram suas próprias poesias. No final, tudo coletado foi compilado no material pedagógico que trabalha a poesia em sua totalidade e com o todo seu poder sensibilizante. Além da parte escrita, foi feito também um vídeo com o registro desses encontros e de conversas com as mulheres que contribuíram para o resultado final do TCC.

sem-tc3adtulok-e1528981559830.png
Imagem: Trecho do vídeo “Confluência Poética”

Ao final de todo o processo, Luana Gonçalves fala do valor do trabalho desenvolvido por ela, “A importância mais gratificante do trabalho foi ver as histórias da cidade serem levadas a universidade e devolvidas para a escola, demonstrar que, todas aquelas mulheres podem ensinar algo, podem sensibilizar e serem sensibilizadoras”.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s