TCCs da fAAC

A SÉRIE “DELAS”

Projeto de conclusão de curso de Rádio e TV aborda o empoderamento feminino

Caíque Resende

Sem título3

Para concluir o curso de Comunicação Social com habilitação em Radialismo as alunas Mayara Bailo e Ana Clara Toledo produziram uma web série, voltada para o público adolescente e usaram como tema o empoderamento feminino. A série foi dividida em 30 episódios, com cerca de 1 minuto cada. Os vídeos foram postados no Instagram, plataforma escolhida pela dupla para produzir e divulgar o projeto.

Com o intuito de abordar o empoderamento feminino, a série é dividida em quatro personagens principais. Elas são mulheres adolescentes que vivenciam formas de abuso ou preconceito de gênero em seu dia a dia, sendo eles, o assédio/ estupro, porn revenge (divulgação de conteúdo erótico de terceiros sem o seu consentimento), relacionamentos abusivos e slutshamming (julgar uma mulher por seu comportamento em relação ao corpo e ao sexo).

Sem título2
(Divulgação)

“Nossa intenção é passar os conceitos para as meninas sem parecer que queremos ditar regras. Achamos importante falar sobre assuntos sérios, pois é nessa época que se forma o pensamento crítico e as situações pensadas estão presentes no dia a dia das garotas, mas pouco se fala sobre elas na escola, por exemplo”, explicaram as diretoras em entrevista ao “Social Bauru”.

A ideia do grupo era a websérie ser destinada a adolescentes e foi daí que elas decidiram usar o Instagram. “Desde o começo a gente queria atingir o público adolescente, então o formato de websérie foi o que mais se aproximava disso pra gente poder contar histórias maiores. Escolhemos o Instagram porque é a rede social que os adolescentes mais usam, além disso tinha o desafio de fazer os episódios de um minuto, que parecia legal e a gente nunca tinha visto antes”, explicou Mayara.

Sem título1
(Divulgação)

O trabalho era complexo e para ser feito com perfeição as diretoras contaram com algumas ajudas e parcerias. Mayara e Ana ficaram responsáveis por produzir e dirigir a série, as outras partes da produção foram feitas por alunos de Rádio e Tv de maneira voluntária, prática muito comum em TCCs do curso, segundo Mayara, sendo eles Alexandro Stenico, Jade Coelho, Victoria Cristoffoli, Lucas do Carmo, Maria Eduarda Delfino e Gabriela Tiemi . A dupla ainda contou com parcerias do comércio local como o Colégio Coolidge, Café Hoss e Sorveteria La Sorella que cederam locais para as gravações serem realizadas, Imaginarium do Bauru Shopping para objetos e a Loja Miscelânea para o figurino do elenco. Os atores foram escolhidos através de um “casting” com alunos da Unesp e atores do Teatro Paulo Neves.

“Primeiro a gente pensou nos quatro temas que íamos acordar, depois pensamos nas personagens e nas histórias iniciais, o storyline de cada uma. A partir disso definimos a personalidade das personagens e começamos a estruturar melhor a história. Aí só depois começamos a escrever”, explicou Mayara sobre o processo de produção. As gravações duraram cerca de um mês, segundo Mayara, as cenas eram curtas, o que facilitava as gravações, mas o vasto número de pessoas na produção exigia uma organização maior.

Sem título
(Divulgação)

O projeto foi trabalhoso e complicado, entretanto rendeu bons frutos para a dupla de diretoras que se graduaram com o projeto em março de 2017. A websérie recebeu a nota máxima na avaliação da banca, foi alvo de elogios do corpo docente e discente da Unesp-Bauru e reportada em mídias locais, como a TV Unesp (link da reportagem:https://www.youtube.com/watch?v=x9JfhTYE700&feature=youtu.be).

Para acompanhar a série acesse: https://www.instagram.com/aseriedelas/

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s