TCCs da fAAC

Aluna recém-formada em Radialismo pela UNESP Bauru apresenta TCC sobre acessibilidade

O trabalho ressalta a importância da Audiodescrição na Sociedade

Laís Papa

Ana Beatriz Taube Stamato, escolheu o tema acessibilidade, com enfoque na audiodescrição, para desenvolver e apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social: Radialismo, pela UNESP Bauru, em 2017. A recém-formada definiu este tema por já ter tido contado com a área, por meio de projetos e de uma iniciação científica, além de poder inserir o uso de recursos audiovisuais.

O trabalho, que possui o título de: Proposta de um novo modelo de acessibilidade: a audiodescrição e a importância da coerência com a obra original e seu público-alvo, tem o objetivo de explicar o que é a audiodescrição e sobre como ela pode ser aplicada. “Meu intuito foi traçar a história da Audiodescrição, seus métodos de utilização no Brasil e no mundo e discorrer sobre a importância da fidelidade do recurso à obra visual atrelada”, explica Ana.

A Audiodescrição ajuda as pessoas com deficiência visual a ter acesso as informações” Crédito: Pxhere

Ao abordar o tema, a aluna chamou a atenção para a importância de promover um melhor acesso às informações para pessoas com deficiências visuais, disléxicos, analfabetos e até mesmo com problemas de visão, como idosos. “Poder contar com esse tipo de recurso é fundamental, pois ele não é importante apenas no lazer, mas para acessar todo e qualquer conteúdo visual sobre saúde, educação, transporte, entre outros”, ressalta a radialista.

Para exemplificar como a audiodescrição é aplicada, a radialista realizou a análise de quatro filmes que contém esse recurso e estão disponíveis em DVD. Os longas foram escolhidos por estarem disponíveis em grandes lojas e a ex aluna encontrou dificuldades quando estava realizando sua pesquisa. “Não há um catálogo que expõe quais possuem ou não recursos de acessibilidade e nenhum profissional é instruído sobre a existência dos mesmos, então, selecionei os filmes que me permitissem estudar diferentes itens da construção cinematográfica”, relata Ana Beatriz.

Os filmes escolhidos foram: Ensaio Sobre a Cegueira (2008), Nosso Lar (2011), O Palhaço (2011) e Praia do Futuro (2014). Em cada um deles, Ana explorou um aspecto diferente.  No filme “O Palhaço, foi feita a análise da arte e dos enquadramentos e no longa “Ensaio sobre a cegueira”, a construção das cenas. Já em “Praia do Futuro”, foram exploradas as cores e no filme “Nosso Lar” os movimentos de câmera.

WhatsApp Image 2018-05-04 at 09.42.32
O filme “O Palhaço” foi uma das obras analisadas no TCC de Ana Beatriz Stamato. Crédito: Divulgação

Além das dificuldades em achar filmes com o recurso de audiodescrição, a recém-formada também encontrou obstáculos em ter acesso a grupos de pessoas com deficiência visual e referenciais teóricos sobre o assunto. “Acessar os materiais mais novos dos países que estudam há mais tempo a acessibilidade audiovisual foi complicado. Precisei entrar em contatos com outros países, como Espanha e Inglaterra, para conseguir a bibliografia adequada para construir meu projeto”, lembrou a ex-aluna da FAAC.

O TCC visa explicar o que é a audiodescrição e como ela pode ser aplicada. Crédito: audiodescrição

No final de seu trabalho, a recém-formada conclui que o estudo sobre acessibilidade se faz necessária e que ainda falta pesquisa sobre o tema.” A atenção para esse setor é escassa, mas a demanda é crescente. “No caso do meu TCC, pude expor a acessibilidade visual em filmes de entretenimento, mas a Audiodescrição também serve para ajudar na educação, na saúde e em toda e qualquer informação visual em que pessoas com deficiência visual se deparam todo dia”, completa Ana Beatriz.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s