Série Especial: Projetos de Extensão

Memória dos Movimentos Sociais – A “União dos Moradores dos Quintais da Mooca”

Com o objetivo de recuperar a história do movimento, o projeto visa alcançar o público através do audiovisual 

Bianca Furlani

O projeto Memória dos Movimentos Sociais – A “União dos Moradores dos Quintais da Mooca”, que surgiu a partir da pesquisa “O bairro da Mooca: revitalização urbana, segregação socioespacial e memória social” e é coordenado pela Profa. Dra. Verônica Sales Pereira, tem como objetivo desenvolver um trabalho de reconstrução da história do movimento “União dos Quintais da Mooca” – um dos primeiros movimentos de moradia da cidade de São Paulo ligados ao centro. A ideia é que essa reconstrução seja através de produtos audiovisuais e deixe sua marca na história, para que nada seja perdido ao longo dos anos.

A iniciativa surgiu quando, numa das entrevistas da pesquisa de campo da Profa. Verônica, um dos membros do movimento de moradia no bairro fez uma queixa: ele se sentia novamente objeto de um trabalho acadêmico do qual não tinha acesso aos resultados. “Segundo eles, um vídeo ou documentário contando suas histórias, e não um livro, seria a melhor proposta”, conta a professora. “A transmissão das imagens seria de maior alcance para um público que muitas vezes tinha dificuldade de dominar a língua escrita e que pouco tempo sobrava para a leitura frente a rotina estafante do trabalho, das horas gastas no transporte público, do cuidado com a família e da participação no movimento”, pontua.

Além disso, outro motivo que deu origem ao projeto foi a revelação dos membros do movimento sobre o contraste entre a grande visibilidade na mídia dos movimentos de moradia e o apagamento gradativo da história de suas origens – o que com o decorrer do tempo gerava uma crise, uma vez que dificultava a formação das novas lideranças. “Essa dificuldade de transmissão do passado para as novas gerações e para o público em geral era justificada pelos seus membros a partir de seu contexto de origem: sua organização nascida ainda no período do regime militar os obrigou a cultivar uma introversão e desconfiança, já que suas práticas e discursos eram objeto de constante vigilância, controle e repressão pela polícia e pelo exército”, explica a Profa. Dra. Verônica.

“O projeto está em andamento, é bem-vinda e importante a participação de novos integrantes em qualquer estágio de formação, envolve um aprendizado interdisciplinar que não é apenas técnico ou acadêmico, mas pressupõe uma experiência muito importante que é o diálogo com parcela da sociedade civil. No caso, um movimento social que teve início na década de 70 e cujo grande desafio é transmitir sua experiência e história para as novas gerações.”

– Profa. Dra. Verônica Sales Pereira, coordenadora do
projeto Memória dos Movimentos Sociais – A “União
dos Moradores dos Quintais da Mooca”

A proposta é interdisciplinar e envolve o aprendizado dos processos ligados à elaboração de um documentário baseado numa história real e oral. Deste modo, qualquer aluno da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) como da área de Ciências Humanas de outros campi da Unesp pode participar, seja de graduação ou pós-graduação. A seleção dos membros é feita através da análise do histórico escolar do discente e de uma entrevista.

O trabalho do projeto já passou por vários processos: elaboração do roteiro de entrevistas, elaboração do roteiro do documentário, gravação, edição, e também pesquisa iconográfica e documental. Atualmente, o projeto tem como foco a terceira parte da edição – o conteúdo gravado possui cerca de 30 horas de entrevistas, sendo um material extenso e rico.

Hoje o projeto conta com 11 membros – entre eles, docentes e discentes dos cursos de Rádio e TV e Design da FAAC. Além disso, conta também com a participação dos membros do movimento, já que a proposta do trabalho envolve a participação dos integrantes da União dos Quintais da Mooca.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s