Série Especial: Programas de Extensão

Cursinho Principia prepara estudantes para prestar vestibular gratuitamente

Pré-vestibular vinculado à FAAC reserva 90% de suas vagas para alunos de escolas públicas

Vitor Preto

O Cursinho Principia é vinculado à Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e, desde 2006, prepara estudantes de Bauru para prestarem provas de vestibular. O projeto surgiu como iniciativa da Professora Maria do Carmo, doutora em Engenharia Elétrica. Ela idealizou o cursinho e, desde sua fundação, esteve à frente do projeto como coordenadora.

O nome “Principia” é em homenagem à obra de Isaac Newton, “Principia: Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”. Uma referência a um dos maiores cientistas de todos os tempos e grande apaixonado pela filosofia, a ciência do amor ao saber. A referência a Isaac Newton se mostra adequada à proposta do Principia, que tem a árdua missão de extrair o máximo de dedicação ao conhecimento de cada aluno durante o ano todo.

O Principia adota a política de reservar 90% de suas vagas para alunos de escolas públicas. Grande parte da população de Bauru acredita que a Unesp é privada por conta do contato superficial com os alunos e os projetos de extensão da universidade. O Principia busca o contato com a comunidade ao atender os alunos de escola pública da cidade, que são os que encontram maiores dificuldades ao prestar vestibular.

Michel Amâncio, que estuda Jornalismo na Unesp e é professor de Geografia e coordenador pedagógico do Principia, ressalta como os bauruenses não têm contato com a Unesp. “Boa parte da população de Bauru não sabe que a Unesp é uma universidade pública. Minha tia já me perguntou se eu pagava a faculdade de Jornalismo que eu fazia. É perceptível que não é toda a população que tem o conhecimento da universidade, que elas pagam essa universidade e sustentam tudo isso”, diz.

Para ele, é importante divulgar a gratuidade das aulas. “Sempre tentamos ressaltar que o Principia é um cursinho gratuito, vinculado à Unesp e apostilado. Principalmente essas três questões. Tentamos deixar implícito aos nossos alunos que essa faculdade é deles, para que eles a ocupem e venham fazer o Cursinho Principia com a gente”, reitera.

No ano de 2017, foram abertas 260 vagas, sendo 130 vagas para o período vespertino e 130 vagas para o período noturno. Cada período também é dividido em duas salas com 65 alunos em cada – número que, provavelmente, vai ser diminuído no próximo processo seletivo por conta da estrutura das salas, que não abriga confortavelmente tantos estudantes. Mas a procura pelo Principia pode aumentar devido aos resultados conseguidos pelos alunos egressos.

Vitor - Cursinho Principia IMAGEM 1
Confraternização do cursinho Principia. Foto: Michel Amâncio

Em 2016, 73 alunos do Principia conseguiram aprovação no vestibular em universidades públicas e 17 foram aprovados em universidades particulares. No total, foram 90 aprovações de um total de 240 alunos que iniciaram o ano letivo.

Atualmente, 26 pessoas trabalham no Principia, desenvolvendo atividades como professores, secretários e coordenadores. Entre as matérias oferecidas estão Geografia, Matemática, Física, História, Filosofia e Sociologia, Literatura, Redação, Interpretação de texto e Gramática, Biologia e Química. A maioria das matérias é dividida em duas frentes para especificar melhor o conteúdo estudado (por exemplo: Geografia é dividida em Geopolítica e Geofísica). Os secretários auxiliam na administração do Principia nos períodos letivos, tarde e noite.

A secretária do Principia Victória Linard diz que alguns alunos querem passar nos cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharias. “A maioria dos cursos desejados é da Unesp porque a maioria das pessoas não tem condições financeiras de se manter fora da cidade, então tem que escolher entre os cursos oferecidos aqui”, explica.

A tensão do vestibular atinge os alunos do Principia, assim como atinge a todos os vestibulandos. Nervosismo, ansiedade e estresse são comuns nesse período do ano, no qual acontecem a maioria dos vestibulares. E, dificultando ainda mais a tarefa de passar no vestibular, a batalha psicológica é dura – e, muitas vezes, os alunos não tem amparo nos cursinhos para tratar de questões externas às matérias e conteúdos que cairão nas provas.

Nesse sentido, o Principia tem se mostrado preocupado com a saúde mental de seus alunos. Nessa época do ano, principalmente, os colaboradores do cursinho são orientados a conversar com os alunos sobre a fase pela qual estão passando. Uma maneira simples, porém eficiente para dar a abertura para que os alunos falem sobre a tensão e descarreguem um pouco do nervosismo pré-vestibular.

A gente sabe que é difícil, tem pais que pressionam, os alunos tem que trabalhar muitas vezes e não podem contar com mais um ano de cursinho mas tentamos fazer o máximo possível para que esse momento não seja tão desgastante e estressante. Até porque muitas vezes falamos sobre saúde mental aqui na universidade. A gente fala sobre a saúde mental dos docentes, discentes, porém esquecemos que o pessoal do cursinho tem ainda mais problemas com isso por enfrentarem um momento ainda mais tenso do que o nosso, de graduandos.

– Michel Amâncio, estudante de Jornalismo da Unesp /
professor de Geografia e coordenador pedagógico do Principia

Vitor - Cursinho Principia IMAGEM 2

As inscrições para o processo seletivo do Principia serão do dia 20 de novembro até dia 15 de dezembro. No final do ano, devido ao período de férias, as inscrições têm uma pausa: elas voltam no dia 8 de janeiro e se encerram definitivamente no dia 31 do mesmo mês. Para se inscrever, basta ir até o Principia, que fica na Unesp Bauru, com 1kg de alimento não perecível – de preferência que não seja sal ou açúcar, já que o Principia doará o alimento para uma instituição de diabéticos e hipertensos – e colaborar com a taxa de R$25 para a inscrição. Além da inscrição, o Principia realiza uma prova com 50 questões com conteúdo do ensino médio.

Para outras informações, consulte a página do Principia no Facebook.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s