Design, Série Especial: Projetos de Extensão

Projeto usa design para promoção de acessibilidade em Escolas Municipais

Iniciativa promove inclusão com jogos e atividades lúdicas baseados em experiências reais de portadores de deficiências

Barbara Gonçalves

O projeto “O Design como Instrumento para práticas Inclusivas em Escolas Municipais” começou em 2015 e foi fundado por seu orientador, o Prof. Dr. Fausto Orsi Medola, do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). No projeto, o design de produtos auxilia na elaboração de jogos e de atividades que visam a inclusão de portadores de deficiência.

Barbara - Projeto usa o design para promoção de acessibilidade nas Escolas Municipais IMAGEM 3

As atividades são baseadas nas experiências do portador de deficiência que passa por dificuldades funcionais no dia a dia. Com isso, a reflexão sobre o tema pelos estudantes acontece pela prática de jogos e ações, ao se colocarem em situações vividas por um aluno com deficiência. Ao mesmo tempo, são desenvolvidos empatia, cuidado e respeito, ajudando positivamente na inclusão desses alunos e no entendimento do restante da turma dentro das Escolas Municipais de Bauru.

As ações e competições dos jogos são realizadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, abordando os temas de interesse da escola. Tudo é realizado em conjunto com a direção da instituição de ensino.

Barbara - Projeto usa o design para promoção de acessibilidade nas Escolas Municipais IMAGEM 4

O professor Fausto afirma que o projeto tem tido um resultado muito positivo. “A experiência nestes quase três anos de projeto tem sido muito enriquecedora e gratificante para nós. Nas escolas em que desenvolvemos as atividades, o retorno é sempre muito positivo, tanto por parte dos alunos quanto dos professores, direção e coordenação pedagógica”, explica.

Atualmente, o projeto conta com um bolsista. Mas qualquer aluno da graduação, mestrado ou doutorado que tenha interesse em participar pode entrar em contato com o professor, já que é necessária ajuda no planejamento das atividades e na produção dos objetos que serão usados nas ações.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s