Arquitetura e Urbanismo, Série Especial: Entidades Estudantis

CAFCa: a representação discente do curso de Arquitetura e Urbanismo

Centro Acadêmico Flávio de Carvalho foi fundado pelos estudantes na década de 80

Laís Papa

O Centro Acadêmico Flávio de Carvalho (CAFCa), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), foi fundado pelos alunos do próprio curso em 1985, sendo regularizado pela Unesp Bauru em 2002. Sua sede atual se encontra no antigo Departamento de Ciências Humanas, junto com o Escritório 54, um grupo de arquitetura que realiza trabalhos sem fins lucrativos e não assistencialistas.

A chapa atual, denominada “AÇÃO”, conta com dez membros e é dividida em seis áreas: Presidência, Assuntos Acadêmicos, Finanças, Comunicação, Secretaria de Documentação e Cultura e Eventos. As reuniões acontecem toda terça-feira, das 12h30 às 14h, e todos os alunos de Arquitetura podem participar das discussões e levar pautas a respeito do curso.

Apenas os membros da chapa eleita em uma assembleia são reconhecidos como integrantes do CAFCa pela faculdade, mas qualquer aluno de Arquitetura pode ajudar, não precisando passar por processo seletivo. Para se envolver nas atividades do centro acadêmico, basta começar a participar das reuniões semanais.

Propostas e conquistas

A chapa “AÇÃO” tem cinco principais propostas: participar das reuniões de conselho de curso e departamento do DAUP (Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo); fortalecer o vínculo entre os alunos do curso e os membros do CAFCa; maior proximidade com a FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura);  criar um calendário anual com todos os eventos do curso, como palestras, discussões e oficinas; e criar de um drive com trabalhos diversos a respeito de softwares, livros e mapeamento de áreas de Bauru.

“O CAFCa é um instrumento essencial para a representação discente no DAUP e na diretoria da FAAC e para promover debates acerca de assuntos que envolvem os alunos e o curso”, diz Gabriela Viola, do terceiro ano de Arquitetura, sobre a importância e a função do CAFCa.

A “AÇÃO” está a oito meses na gestão do centro acadêmico e, entre suas principais conquistas, se encontra a participação frequente nas reuniões do DAUP, da diretoria da FAAC, do CEUB (Conselho de Estudantes da Unesp Bauru) e dos outros centros acadêmicos. Além disso, ainda há a realização de eventos para os alunos de Arquitetura, como a Oficina de Habitação Social, realizada em junho de 2017, e debates a respeito do Projeto Político-Pedagógico.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s