Série Especial: Entidades Estudantis

Historicamente ativo dentro da universidade, CADUNESP representa alunos de Design

Com senso coletivo, Centro Acadêmico de Design da Unesp realiza debates para que decisões sejam de todos os estudantes

Patrícia Konda

O Centro Acadêmico de Design da Unesp, mais conhecido como CADUNESP, tem um histórico muito forte dentro da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Ele surgiu a partir da necessidade de se organizar e reunir forças para assim representar todos os alunos do curso de Design. O objetivo da entidade é trazer o debate político e demonstrar o que é ser estudante em uma universidade pública. Além disso, o CADUNESP tem a função de organizar a semana de recepção dos calouros, fazer o kit de boas-vindas e coordenar a pintura do pátio das salas 50s – o que acontece de dois em dois anos.

A atual chapa surgiu da última greve que ocorreu na UNESP e é chamada “Raiz”. Segundo Igor Fontes, membro da chapa, a proposta do nome foi de ser realmente uma raiz, pensando na união do curso e no coletivo. “Queríamos criar uma chapa que fosse agradável para os estudantes no sentido de fortalecer e trazer esse alicerce para eles, que é o que uma raiz faz”, afirma.

O CADUNESP realiza tudo em conjunto com o curso, por meio de debates, discussões e votação, chegando a decisões com a participação de todos os alunos. A exemplo, o próprio logo do centro acadêmico (CA) foi decido por meio de uma votação em 2010. Também há a realização do concurso de estampa do kit de boas-vindas.

A chapa “Raiz”, atualmente, conta com cerca de 9 membros ativos e, apesar de cada um ter sua função determinada dentro do CA, todos se organizam de maneira democrática para abordar as demandas que aparecem. Suas reuniões ocorrem na sede do CADUNESP, que fica no pátio dos centros acadêmicos, toda quarta-feira, das 14h às 18h – e essas reuniões são abertas a quem quiser participar.

A sala do CADUNESP é uma das únicas a ficar trancada quando não há ninguém. “Nossa sala é trancada por conter muitos objetos de valor, porém, para suprir essa demanda, fazemos permanência todas as tardes”, explica Igor. Ele ainda chama todos os alunos – de qualquer curso – que queiram conversar para comparecerem algum dia na sede. “Temos geladeira disponível para uso e emprestamos nossos objetos, como caixa de som, para quem precisar – apenas temos algumas burocracias”, diz ele.

As eleições para novas chapas ocorrem anualmente e todos os estudantes, desde que comprometidos com as questões do curso e da universidade pública, podem se inscrever. A chapa “Raiz” chega ao fim da sua gestão no mês de novembro e está prestes a realizar um evento do balanço de seu mandato e inscrições de novas chapas. Fiquem ligados na página do Facebook do CADUNESP ou, para mais informações sobre qualquer assunto relacionado ao CA, entrem em contato com eles pelo e-mail cadunespbauru@gmail.com.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s