Comunicação, Série Especial: Entidades Estudantis

Cacoff: um espaço de debate, luta e representação estudantil

Centro acadêmico representa os três cursos de comunicação da FAAC

Caique Resende Peruch

O Cacoff, Centro Acadêmico de Comunicação Florestan Fernandes, é o órgão que representa os estudantes de comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e tem o objetivo de auxiliar na cobrança e na resolução dos problemas acadêmicos, pedagógicos e estruturais enfrentados na Unesp Bauru. A ideia é que o centro seja um espaço de debate aberto, para os alunos discutirem a realidade vivida na universidade hoje e lutarem para a sua melhoria.

Caique - Cacoff - Centro acadêmico de comunicação social IMAGEM 1
Foto: Caique Resende Peruch

Em 2017, o Cacoff completou 20 anos de existência. Durante esse tempo, já foi representado por cerca de 15 chapas diferentes. A chapa atual, ”Voz por vós”, é composta por 11 alunos dos três cursos de comunicação da FAAC: Jornalismo, Relações Públicas e Radialismo. O centro debate assuntos que interessam aos alunos diretamente com os diretores da FAAC e os integrantes comentam que os debates políticos com a direção são muito bons e que os diretores apoiam a luta dos estudantes.

Cada chapa eleita assume o Cacoff por um ano. A chapa “Voz por Vós” termina a sua gestão no dia 28 de fevereiro de 2018 e, após esta data, novas eleições serão feitas. Para iniciar o processo eleitoral que escolhe a próxima chapa, primeiro se inicia um processo de divulgação da campanha eleitoral. Depois, é formada a comissão eleitoral, que é composta por um membro da última chapa a assumir, um membro do DADiCa (Diretório Acadêmico da FAAC) e um membro de qualquer outra entidade estudantil da Unesp Bauru. Esta comissão organizará o processo, no qual as chapas fazem a sua divulgação na primeira semana, na outra são recolhidos os votos e em sequência a chapa eleita assume.

Caique - Cacoff - Centro acadêmico de comunicação social IMAGEM 3
Foto: Caique Resende Peruch

”No começo, nós tínhamos o intuito principal de mobilizar a galera, levantar a discussão política na universidade, porque isso está muito em baixa – a universidade pública vai de mal a pior e os únicos que podem lutar por isso são os alunos”, comenta Lorenzo Santiago, aluno de Jornalismo e um dos integrantes da chapa ”Voz por vós”.

Com o passar do tempo, as pautas do centro mudaram e passaram a seguir a necessidade de cada curso.  Segundo Lorenzo, para os cursos de Jornalismo e Radialismo, por exemplo, a maior discussão atualmente é o novo PPP (Projeto Político-Pedagógico). As reuniões nas quais são debatidos esses assuntos acontecem todas as quartas-feiras, às 18 horas, na sala do Cacoff.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s