Série Especial: Entidades Estudantis

DADiCa: a representação estudantil na FAAC

Diretório Acadêmico Di Cavalcanti representa alunos dos seis cursos da faculdade

Heloísa Scognamiglio

O DADiCa, Diretório Acadêmico Di Cavalcanti, é uma entidade estudantil que tem como função representar os discentes da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), englobando os cursos de graduação e pós-graduação. A chapa atual do DADiCa é a chapa “Nó”, que foi eleita em dezembro de 2016 e é composta por 13 alunos de todos os seis cursos de graduação da FAAC: Arquitetura, Artes Visuais, Design, Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas.

Marco Antonio, membro da chapa “Nó” e aluno de Relações Públicas, explica que o diretório acadêmico (DA) tem várias funções burocráticas. Entre elas está a indicação de estudantes para os órgãos colegiados e para as comissões (permanentes e extraordinárias) do câmpus da Unesp Bauru. O estudante ainda fala que o DA tem direito a participar quando surgem reuniões de planejamento e obras na FAAC.

“Bem como o DADiCa comparece à reunião do Grupo Administrativo do Câmpus (GAC), na qual há as diretorias das três faculdades da Unesp Bauru, FAAC, FC e FEB, representantes docentes dos departamentos e os diretórios acadêmicos das três faculdades”, diz. Marco acrescenta que outras responsabilidades, como as reuniões de conselho de curso, por exemplo, acabam sendo tarefas dos centros acadêmicos.

Para ele, a questão mais importante no que diz respeito ao DADiCa é como ele promove a mobilização dos estudantes e organiza o movimento estudantil da FAAC. “É um incentivo de mobilização para que a categoria estudantil tenha posicionamentos e também crie os seus espaços de formação cultural, social, acadêmica, critica e política. Porque, às vezes, a estrutura da universidade não permite uma expansão para fora da sala de aula”, declara.

Segundo Marco, o DADiCa tem que ser muito comprometido com as demandas estudantis, hoje voltadas principalmente para permanência e para a qualidade do ensino da Unesp. “Desde que a gente teve a aprovação do sistema de reserva de vagas, popularmente chamado de cotas, a gente percebe que o investimento da Unesp não se ampliou para auxiliar uma população que nunca teve acesso e que hoje pega uma universidade muito mais sucateada, com menos professores contratados e menos bolsas disponíveis”, afirma.

A chapa “Nó”

No início, a proposta da chapa “Nó” era uma maior conexão entre os cursos e fazer as pessoas participarem e se aproximarem do diretório. A missão principal era “dar uma cara mais FAAC” para o movimento estudantil. “Mas a gente teve bastante dificuldade, principalmente por causa do calendário depois da greve de 2016. E nós mesmos acabamos deixando a peteca cair vendo a dificuldade que era mobilizar uma faculdade inteira”, explica Marco.

No primeiro semestre de 2017, o DADiCa realizou a 1ª Feirinha de Recepção da FAAC. “Com o trabalho da chapa inteira, a gente conseguiu fazer uma dinâmica muito legal, realmente conseguimos conciliar muitos cursos naquela atividade”, recorda ele. Na volta do segundo semestre, o DADiCa conversou com os centros acadêmicos e foi daí que surgiu a ideia do I Fórum Estudantil da FAAC, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

“A gente espera materializar o resultado depois desse fórum”, diz Marco. “Esperamos fazer com que esse fórum seja realmente muito construtivo e tenha debates muito interessantes para todo mundo. Porque querendo ou não o DADiCa é todo mundo. Quando falamos com alguém sobre o DADiCa, a gente está falando de uma entidade que representa os alunos e que tem que estar sempre aberta a críticas e a sugestões. Ele só existe assim”, finaliza.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s