Jornalismo, Série Especial: Projetos de Extensão

Jornal Impacto Ambiental: o meio ambiente em pauta

Heloísa Scognamiglio

É através do projeto de extensão universitária Pauta Verde – Uma experiência em Jornalismo Ambiental que o Jornal Impacto Ambiental é produzido. Produto laboratorial do projeto, o veículo é voltado para temas relacionados ao meio ambiente. Há uma versão impressa do jornal e também um site – e ambos apresentam uma linguagem pensada especificamente para o público jovem.

O projeto de extensão surgiu em 2006, a partir da tese de doutorado do Prof. Dr. Pedro Celso Campos, que era voltada à educação ambiental. Foi então que alunos de Jornalismo da Unesp começaram a produzir o jornal Pauta Verde, que, posteriormente, se tornaria o Impacto Ambiental – a mudança ocorreu em 2008, quando foi realizada uma reforma gráfica editorial e o novo nome foi adotado.

O Grupo de Estudos Aplicados em Jornalismo Ambiental (GEAJA), vinculado ao CNPQ, que discute a abordagem do meio ambiente na grande mídia, é uma das bases do projeto de extensão. A partir das reflexões realizadas pelo grupo de estudos, com a leitura e a discussão de notícias e artigos, são elaboradas as pautas para o Impacto Ambiental.

20030852_1453413751402799_73357266_n
Logo do jornal. Foto: divulgação/Jornal Impacto Ambiental

O Impacto Ambiental manteve uma parceria com o Jornal da Cidade (JC) por algum tempo, dentro do programa JC na Escola. Através da parceria era feita a impressão do jornal, que depois era entregue a estudantes do ensino médio da rede pública de Bauru pela equipe do projeto, com a meta de ajudar os adolescentes a formar uma visão crítica em relação ao meio ambiente. A parceria foi suspensa no fim de 2015, mas o projeto continuou.

Atualmente, a equipe do jornal é composta por editor-chefe, editor-executivo, chefe de reportagem, edição, produção, artes, corpo de reportagem e repórteres especiais, além do professor orientador, Angelo Sottovia Aranha.

Inicialmente voltado para os alunos do curso de jornalismo, o projeto se expandiu nos últimos tempos. A editora-executiva Mariane Arantes afirma que, atualmente, há alunos de diversos cursos da Unesp na equipe. “Recentemente, incorporamos pessoas do curso de Relações Públicas e Meteorologia, além de firmarmos uma parceria com a Lótus Jr., a empresa júnior do curso de biologia”, diz.

Segundo Mariane, alunos de qualquer curso do câmpus podem participar. “Nosso processo seletivo acontece todo começo de ano, quando os novos alunos chegam. Os interessados devem mandar uma carta motivacional ao nosso e-mail explicando por que querem participar do projeto”, explica.

20107673_1453413838069457_69858901_o
Versão impressa do Jornal Impacto Ambiental. Foto: ACI/FAAC

A versão online do Impacto Ambiental surgiu em 2012, como um complemento para a versão impressa. No entanto, devido a problemas com o servidor da Unesp, onde era hospedado, o site saiu do ar. O site que está no ar atualmente foi lançado em 2016, com a proposta de apresentar conteúdo adequado à linguagem multimídia da internet. “Nosso público-alvo são alunos do ensino médio de escolas públicas. Mas, devido ao trabalho com o nosso site, o público-alvo foi ampliado”, fala Mariane.

Em 2015, o Pauta Verde esteve presente em um congresso realizado em Havana, Cuba, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Unesp. No mesmo ano, o projeto também participou de um encontro de Educomunicação, em Porto Alegre, e do Congresso Nacional de Jornalismo Ambiental, realizado em São Paulo – além de receber certificado de melhor projeto de extensão apresentado durante a Jornada Multidisciplinar do câmpus da Unesp Bauru.

Para Mariane, o valor do projeto reside em sua singularidade. “A importância [do Impacto Ambiental] é enorme, já que é o único projeto do curso de Jornalismo voltado para jornalismo ambiental”, declara.

Para saber mais, acesse o site do Impacto Ambiental e acompanhe a página do jornal no Facebook.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s