Design, Série Especial: Projetos de Extensão

Inky Design: o projeto que traz experiência de agência gráfica para os alunos de Design

Barbara Gonçalves

Há 15 anos surgiu o laboratório “Inky Design”, criado pelo Professor Doutor José Luiz Valero Figueiredo, com o intuito de trazer aos alunos de design da FAAC a experiência de uma agência de design gráfico. Hoje, o projeto é coordenado pela Profª. Dra. Cássia Letícia Carrara e pela Profª Dra. Fernanda Henriques.

O Inky Design trabalha principalmente no desenvolvimento e produção gráfica da identidade visual, tanto para demandas institucionais, quanto para a FAAC ou qualquer projeto que tenha vínculo social. Seus produtos incluem identidade visual para eventos, elaboração de cartazes e folders (como  a Pedalada Rosa), o Guia Acadêmico da UNESP e a diagramação de livros acadêmicos de professores e de livros de design.

20197068_10203551385462329_789164628_n
Equipe do Inky (Créditos: divulgação)

Atualmente, engloba outros 3 projetos: O Memória Visual “José Luiz Valero Figueiredo”;  “Identidade visual da Estação Experimental de Bauru: projeto de representação gráfica a partir do viés da sustentabilidade” e “Design Gráfico Inclusivo: tipografia a serviço do público disléxico”.

O Projeto Memória Visual é uma homenagem ao professor fundador do Inky, Doutor José Luiz Valero, falecido em 2008 e um nome de grande referência ao departamento de design e em nível nacional. O projeto está instalado dentro do laboratório do Inky Design, sendo um acervo com materiais e livros sobre design, tipografia, poesia visual e produção gráfica de autoria do professor, sendo de acesso para qualquer aluno de design. Em 2012 foi realizada uma exposição na Fundeb sobre a vida e história de José Luiz Valero.

20197001_10203551385582332_721618453_n
Sala do Inky com os integrantes em trabalho (Créditos: divulgação)

 Com envolvimento do grupo de pesquisa do laboratório, foram desenvolvido projetos inclusivos e sociais. Em conjunto com a USP, foram elaboradas placas de sinalização mais acessíveis, com cores e códigos universais para daltônicos, mapas táteis para cegos e escritas amenas para disléxicos, sendo adaptáveis para qualquer campusEm 2014, foi criado um manual de identidade visual para a sinalização do Horto Florestal de Bauru junto com o projeto MUDA Design, pautados na sustentabilidade, tanto dos materiais e dos conceitos aplicados.

Para Gustavo, membro do projeto, a produção do livro “Ensaios em Design: práticas interdisciplinares” foi sua primeira e mais importante criação no projeto, por ser um material palpável e que explica muito sobre sua área de atuação. Já para Gleisson, a Cartilha para ensino Pré-Fundamental foi importante por trazer uma mudança de paradigmas no ensino para as crianças das escolas municipais de Bauru: “Foi primeiro material dessa natureza para o ensino de Bauru”, afirma o estudante.

O processo seletivo acontece uma vez por ano, no início das aulas. São apenas para alunos de Design, passando pela avaliação de portifólio, nota do histórico escolar e entrevista. Atualmente, conta com 5 membros, sendo 3 membros bolsistas PROEX, 1 bolsista de Iniciação Científica e 1 bolsista do Projeto de Sinalização do Campus.  Em caso de necessidade para desenvolvimento de projetos paralelos, é possível participar do projeto como voluntário.

O Inky Design se destaca pela unicidade de seus projetos, trazendo experiências práticas e mercadológicas para os alunos,  mas sem perder seu viés social e com embasamento teórico e acadêmico através das pesquisas. Qualquer outro projeto pode contatar o laboratório para a solicitação de um serviço gráfico.

Para mais informações, confira a página do projeto no Facebook

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s