Série Especial: Projetos de Extensão

Conheça a INCOP: Incubadora de Cooperativas Populares da UNESP de Bauru

Bruna Lima

A INCOP, projeto de extensão multidisciplinar da FAAC, é a Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp Bauru, isto é, ela trabalha diretamente no processo de incubação de cooperativas com o objetivo de ajudar na estruturação e inserção no mercado.

Para entender o processo de incubação é indispensável saber que as cooperativas se enquadram dentro de uma nova proposta de modelo econômico de produção, a Economia Solidária. Esse modelo tem caráter multidimensional: econômico, cultural, político, social e ecológico que visa a geração de renda e o protagonismo de grupos populares que se identificam como organização e buscam sua formalização no modelo cooperativista. Assim, os conceitos principais trabalhados pela INCOP junto às cooperativas populares se fundamentam nos princípios da Educação Popular, Cooperativismo e Economia Solidária.

O projeto existe há mais de 10 anos na Unesp Bauru e já passou pela coordenação de vários professores da Universidade: Prof. Dr. Marcelo Carbone, atual diretor da FAAC, Prof. Dr. Cláudio Goya do Departamento de Design, e atualmente é coordenado pela Profª Dra. Raquel Cabral do Departamento de Comunicação Social da FAAC.

A primeira ação marcante que o projeto fez sob a orientação da professora Raquel, foi a feira Coopera UNESP – I Feira da Agricultura Familiar da Unesp. Nela, buscou-se levar para o campus os agricultores do Assentamento para que pudessem ter mais um espaço (além das feiras tradicionais do município) para a venda dos seus produtos. Além desse fato, a presença destes agricultores procedentes de várias cooperativas do Assentamento gerou um impacto muito positivo junto aos estudantes, docentes, funcionários da Unesp, além da comunidade do entorno, pois deu visibilidade para a importância da valorização desses produtores rurais.

Se interessou? No segundo semestre de 2017, a INCOP realizará o Processo Seletivo, com a data a ser divulgada brevemente, em que todos os estudantes matriculados na UNESP Bauru poderão participar. O projeto quer ampliar a divulgação para chegar a outros cursos que ainda não participam do projeto a fim de fomentar a multidisciplinaridade.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s