Design, Série Especial: Projetos de Extensão

Design e artesanato: Como o Labsol consegue uni-los?

Caroline Amélia

“Levar design para os outros 90% da população”. É assim que Claudio Goya  inicia a entrevista ao ser perguntado sobre a proposta do projeto de extensão que é coordenador: o Labsol.

Criado em 2007 e atuando com o formato de laboratório, o projeto oferece assessoria de design para comunidades produtoras de artesanato. Buscando a qualificação dos produtos desses grupos através de uma visão técnica, o Labsol já atuou em mais de 20 comunidades por todo o Brasil. Atualmente, o Laboratório presta assistência à comunidades ligadas ao carnaval de Bauru, como a escola de samba Acadêmicos da Cartola e o Bloco Primeiro de Agosto.

As comunidades chegam até o Labsol por meio de um cadastro feito pelas INCOPS ( Incubadoras de Cooperativas Populares) que através da Rede Universitária de  Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, direcionam os grupos aos projetos de extensão adequados para prestar assistência.

“Não sabemos mais, só sabemos diferente. Aprendemos com eles e eles aprendem conosco” diz Claudio Goya sobre a maneira com encara a relação com as comunidades. O laboratório preza pela valorização da óptica do artesão, respeitando os métodos e formas de produção.O trabalho é realizado através de visitas aos locais de produção e á partir disso são realizadas diversas reuniões e reformulações dos produtos de forma que esse possam ser mais benéficos para as comunidades.

No presente momento o projeto sofre com o corte de bolsas para projetos de extensão vivenciada nos últimos anos. Em relação as viagens feitas até às comunidades o Labsol recebe apoio financeiro institucional apenas para transporte, a alimentação e hospedagem ficam por conta dos grupos de artesãos.

Além do trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos, o Labsol também realiza feiras para expor as produções e testar seu apelo ao público

Se interessou? O  Labsol tem sua sede localizada no Anfiteatro Guilhermão  e no momento participam alunos dos cursos de Design e Artes Visuais.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s