Jornalismo, Série Especial: Empresas Juniores

Jornal Jr.: empresa júnior de Jornalismo

Vitor Preto

Fundada em 2006, a Jornal Jr. é a empresa júnior de Jornalismo da Unesp de Bauru. Com o objetivo de aplicar o conhecimento acadêmico adquirido em sala de aula, a empresa desenvolve seus trabalhos sem fins lucrativos. Gestão de mídias sociais, quinzenas para o Blog da empresa e coberturas de eventos são os principais serviços oferecidos, sendo a cobertura jornalística de eventos o carro-chefe da Jornal Jr.

A empresa se divide em dois núcleos: corpo de reportagem e diretoria executiva. São três editoras, quatro repórteres textuais e quatro fotográficos que compõe o núcleo de reportagem da empresa. Já a diretoria executiva possui cargos nas áreas de presidência, vice-presidência, gestão de pessoas, administrativo e financeiro, projetos e serviços, comercial e marketing, criação e arte, comunicação e qualidade. Todas compostas por um diretor e um trainee. Assim o projeto conta com 31 membros, sendo, atualmente, a maioria deles do segundo e primeiro anos do curso de jornalismo.

A diretora do núcleo de Gestão de Pessoas, Hanna Queiroz, falou sobre a empresa: “Fazemos o mesmo que uma empresa de jornalismo faz, só que oferecemos um preço abaixo do mercado, por sermos todos estudantes, como qualquer outra empresa júnior faz. Trabalhamos com, basicamente, três produtos: gestão de mídias sócias, quinzena patrocinada e cobertura de eventos, textual e fotográfica”.

Segundo Hanna, atualmente, o foco da equipe é a conquista de novos clientes: “Temos trabalhado para melhorar nosso produto, nosso blog, e chamar a atenção de clientes. Temos um corpo de reportagem muito bom”.

Além disso, a empresa atua ativamente dentro do campus da Unesp. Como exemplo dessa atuação pode ser citada a semana de Jornal, organizada todo ano pela Jornal Jr. Na edição de 2016, ano em que a empresa completava 10 anos, foram abordados temas importantes do jornalismo, dentre eles: jornalismo documental, fotojornalismo, jornalismo esportivo, entre outros. Contudo, destacou-se a resposta dada pela Jornal Jr. ao momento atravessado pelo país à época da realização do evento.

O afastamento da presidenta Dilma Rousseff era recente e a discussão sobre o papel social do jornalista estava em alta. Então, a Jornal Jr. organizou uma abertura na programação da Semana de Jornal para discutir os aspectos jornalísticos em meio à conjuntura política do país. Uma ótima iniciativa para debater assuntos importantes para a sociedade. Resta, para nós, imaginar o que a empresa vem preparando para a Semana de Jornal desse ano.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s