Rádio e TV, Série Especial: Empresas Juniores

Locomotiva Júnior: empresa júnior de Rádio e TV

Bruna Moura

Iniciando a série sobre as empresas juniores, hoje apresentamos a Locomotiva, empresa Jr. de RTV.

A Locomotiva foi fundada em dezembro de 2005 e é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos da graduação do curso de Rádio e TV da FAAC, da UNESP de Bauru.

Conversamos com Manoella Mendes Soares, diretora administrativa da Locomotiva, que nos contou um pouco sobre o funcionamento da empresa. “A empresa é divida em diretoria e produtora, sendo assim cada membro, estudante de radialismo da UNESP, possui dois cargos, isto é, um na diretoria e na produtora.” Os membros se dividem nas diretorias de administração, financeiro, projetos, qualidade, gestão e marketing e cada diretoria possui um diretor, e um ou mais, assessores. Já as áreas da produtora se dividem nos núcleos da técnica, arte, produção, criação e pós-produção. Assim como ocorre em outras empresas juniores e projetos da faculdade, eles possuem permanências obrigatórias de duas horas e meia na sede da empresa de segunda à sexta. Além disso, são realizadas reuniões ordinárias semanalmente.

A empresa é formada somente por alunos de radialismo, e o processo seletivo é feito pela gestão no final de todo semestre letivo. Existem dois tipos de processo seletivo: um para trainees (alunos do primeiro ano de rádio e TV), que é feito por meio de entrevista; e outro que é feito para os demais alunos do curso (segundo e terceiro ano), que contém uma entrevista e também uma prova especifica da área da produtora que o candidato deseja ingressar.

A empresa é uma produtora audiovisual, que barateia o custo do mercado contando sempre com a orientação dos professores doutores da UNESP. Eles trabalham na realização de vídeos de diferentes formatos, desde institucionais até coberturas. “Temos também projetos internos que incluem projetos sociais e também nossos projetos de entretenimento como os vlogs e programas de TV”, disse Manoella.

O projeto é coordenado pela professora doutora Lucinéa Villela, que tem como papel auxiliar os alunos nas demandas que envolvem a parte burocrática envolvendo a empresa júnior e a UNESP, e nos eventos que a empresa realiza.

A Locomotiva, assim como outras empresas juniores, tem muita importância no curso e para os alunos de rádio e TV, pois ela possibilita a prática do que é ensinado na sala de aula, e proporciona o contato do aluno com o mercado de trabalho. “O Curso de Rádio e TV é muito beneficiado pelo fato de ter uma Empresa Júnior ativa e produtiva, pois é dada aos alunos a oportunidade de serem inseridas em situações reais da vida profissional, que muitas vezes não são oferecidas na sala de aula. Passam pelos vários setores da Empresa e acabam, na maioria das vezes, escolhendo a área que atuarão em seu futuro profissional” disse Lucinéa.

Para a coordenadora, o diferencial da empresa é a grande área de atuação: “o maior diferencial da Locomotiva, a meu ver, é ter um leque enorme de atuação tanto para comunidade interna como externa. Dentro da Unesp/Bauru podem prestar serviços na produção audiovisual para demandas acadêmicas ou institucionais e para comunidade externa prestam serviços profissionais para outras empresas ou instituições privadas e/ou públicas. A Locomotiva também promove anualmente o evento Loco de Ouro, um festival nacional de filmes e produções audiovisuais envolvendo várias universidades brasileiras.”

Participar de uma empresa júnior, além de ser muito bom para o desenvolvimento profissional, é ótimo para aprimorar as relações entre as pessoas e essa é a parte que Manoella mais gosta na empresa: “Eu amo o companheirismo que ela tem, o quanto ela te aproxima de pessoas de outros anos que você não imaginava que iria conhecer tão bem e o quanto você aprende com as outras pessoas. Amo também aquela sensação que dá toda vez que um trabalho é finalizado pela e a empresa toda vai assistir, o quanto sinto orgulho de ter feito parte daquilo, aquela sensação de dever cumprido e bem feito.”.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s