Conheça os cursos, Cursos, Design, Pela Faac, Séries Especiais, Sem categoria

Conheça um pouco do que faz o curso de Design da UNESP ser um dos melhores do país

Caíque Guerra

Apenas 4 universidades do país tem cursos de Design com 5 estrelas pelo guia do estudante: A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC-Rio), sendo a PUC-Rio a única particular com 5 estrelas em Design.

Para o curso de Design da UNESP são abertas 90 vagas anuais com duração minima de 4 anos e vestibular pela Vunesp. Dessas 30 vagas são para o período diurno com habilitação em design gráfico e 60 para o noturno com escolha da habilitação entre gráfico e produto no fim do 3º semestre. O vestibular para Design inclui a prova de habilidades que é realizada em Bauru ou em São Paulo, com escolha do local de prova pelo vestibulando.

Um dos maiores diferenciais do curso de design da UNESP são os projetos de extensão e seus laboratórios. Atualmente o curso de Design conta com 8 projetos oficiais além de outros grupos estudantis, 3 laboratórios de pesquisa e extensão e mais 3 laboratórios didáticos.  Esses projetos e laboratórios ajudam os alunos a desenvolverem suas aptidões e aprofundarem seus conhecimentos nas áreas que têm curiosidades. O legal desses projetos é que a maioria já abre participações para alunos do primeiro ano o que muitas vezes ajuda na escolha da habilitação. Para os alunos no fim do curso serve de suporte para o trabalho de conclusão.

Os projetos e laboratórios mais consolidados abordam temas como mobiliário e sustentabilidade no Muda Design, diversos trabalhos de pesquisa no Laboratório de Ergonomia – LEI, design gráfico pelo Inky Design, design social pelo Labsol, fabricação digital e prototipagem pelo CADEP, a pesquisa e experimentação de design contemporâneo pelo LabDesign além dos projetos mais recentes como o Sagui Lab, que estuda a cultura Maker, e o projeto SOMA que traz de ex-alunos e outros profissionais para darem palestras e oficinas para os alunos do curso. Isso tudo é apenas parte do que esses e outros projetos fazem, e eles são peças essenciais ao enriquecimento da formação do aluno de Design da UNESP.

Esses projetos de certa forma refletem o que os alunos fazem durante ao graduação. O curso de design é baseado em diversos trabalhos, com variados temas. Isso faz com que a graduação em design acabe formando diversos fotógrafos, designers automobilísticos, designers gráficos, ilustradores, empreendedores, ergonomistas, designers de moda e pesquisadores.

Outro diferencial do curso é o reingresso, onde o aluno que se formou em design com habilitação em gráfico pode voltar sem prestar novamente o vestibular e fazer as matérias da habilitação de produto e vice-versa.

Sou aluno do 3ºano de design e sou apaixonado pelo meu curso
espero que você goste também!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s