Conheça os cursos, Cursos, Séries Especiais, Sem categoria

Quero fazer Pedagogia, e agora?

Mariana Pellegrini

Pedagogia é a sua praia? Uma das opções de faculdade para você é a UNESP. O curso é oferecido em seis campus, sendo um deles Bauru, e existe desde 2002. Todo ano são selecionados quarenta alunos pelo sistema de vestibular a ocuparem as vagas, todas elas noturnas. Com duração mínima de quatro anos, o curso integra a Faculdade de Ciências (FC) – mais especificamente o Departamento de Educação – e está voltado para a formação de professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, preocupado com a qualificação de professores.

A Professora Coordenadora do curso, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, acrescenta que a licenciatura tem como outro objetivo ampliar os campos de atuação para o pedagogo, mostrando que eles podem trabalhar em ONGs, hospitais, gestão, educação especial, exercendo trabalho educativo ou até seguir carreira acadêmica. O aluno formado, ainda segundo a coordenadora, está apto para trabalhar também com projetos de educação popular e, uma vez que muitos fazem psicopedagogia na gestão (coordenação ou direção de escola), podem também abrir suas próprias escolas. A brinquedoteca da clínica de psicologia da UNESP e o Hospital Estadual recebem alunos para atividades de extensão.

Para os que querem aprofundar seus conhecimentos, o estágio não-obrigatório é uma opção e muitos conseguem ainda que seja um estágio remunerado. Outra saída está no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que dá a oportunidade de os alunos terem uma remuneração pelo estágio em escolas públicas e pelo comprometimento dos mesmos exercerem magistério na rede pública de ensino. Atualmente são 30 os estudantes que participam do PIBID.

Aqueles que se interessam pelas discussões sobre a qualidade do ensino podem participar do Conselho de Curso. Com reuniões mensais, o objetivo do Conselho é ser um espaço de discussão das questões trazidas e apresentadas pelos representantes de alunos e docentes. A intenção é dar prioridade às necessidades das disciplinas.

Se, por fim, o aluno pretende prolongar a estadia no meio universitário, estão disponíveis programas de Mestrado e Doutorado nas áreas: ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e na Docência na Educação Básica.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s