Conheça os cursos

A Trajetória do curso de Artes Visuais

Caique Guerra

O curso de Artes Visuais já teve vários nomes e existe antes da Universidade de Bauru se tornar UNESP. Em 1966 começou o curso de Licenciatura em Desenho e Plástica, na antiga Fundação Educacional de Bauru (FEB). Em 1975 o curso passa a se chamar Educação Artística com habilitação em Plástica e Desenho, a Habilitação em Desenho acaba em 1980. Em 1985 a FEB passa a se chamar Universidade de Bauru e somente em 1988 é anexada a UNESP.

Em 2009 houve uma atualização das diretrizes e bases da educação para a graduação e então em 2014, para se adaptar a essas diretrizes, o curso de Educação Artística se torna Artes Visuais com Habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Além do campus de Bauru, o curso de Artes Visuais é oferecido pela UNESP no Instituto de Artes de São Paulo, onde também se encontram as graduações em Artes – Teatro e em Música.

A princípio o curso atendia a demanda local por professores no ensino de artes para toda a região do interior paulista, com bauru tendo mais de 150 escolas de nível fundamental e médio além de outras centenas de escolas da região. O curso de Educação Artística tinha como foco formar arte-educadores capacitados para atuar em museus, oficinas, galeria, ateliês e também a desenvolver carreiras artísticas em artes gráficas, fotografia, pintura, etc.

Hoje o curso de artes visuais de Bauru está passando pelo período de transição com turmas ainda cursando o antigo currículo de Educação Artística e as novas turmas entrando na nova grade de Artes Visuais. A grade atual tem duração mínima de 4 anos e máxima de 7. No começo do 3º ano o aluno deve optar por uma das duas modalidades: Bacharelado (diurno) ou Licenciatura (noturno). A partir de 2015 o curso de artes visuais permite o reingresso para alunos que desejam se formar com ambas as habilitações, como já acontece em outros cursos, sem passar novamente pelo processo de vestibular.

Um dos diferenciais do curso de Artes Visuais de Bauru é que é a única universidade a oferecer o curo em período noturno no interior paulista. Atendendo a demanda local e regional de alunos trabalhadores, facilitando a permanência estudantil e favorecendo a democratização do ensino. Agora com a modalidade de bacharelado o curso propõe um aprofundamento na qualidade técnica e conceitual de produções artísticas, favorecendo o aluno que deseja seguir uma carreira ligada diretamente ao circuito das artes.

O curso de artes visuais conta com uma ampla estrutura de oficinas de pintura, modelagem e escultura, fornos industriais de cerâmica, laboratórios de tecelagem e um laboratório de computação gráfica. Esse ano, os cursos de Artes Visuais, Design e Arquitetura passaram a ter algumas matérias optativas disponíveis entre os cursos, tendo alunos de graduações diferentes cursando a mesma matéria em conjunto.


Para o estudante que deseja ingressar no curso de Artes visuais, fique atento a prova de habilidades e aos horários da grade curricular. A seleção é feita pelo vestibular da Vunesp e são oferecidas 40 vagas anuais.

Para maiores informações acesse: http://www.faac.unesp.br/index.php#!/graduacao/cursos/artes-visuais/

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s