Conheça os cursos, Cursos, engenharia, Séries Especiais, Sem categoria

Conheça o curso de Engenharia de Produção da Unesp Bauru

Victoria Fiorentini

Dando continuidade à nossa série de cursos da Unesp Bauru, hoje saberemos mais  sobre Engenharia de Produção. Este curso é oferecido nos campus de Bauru, Guaratinguetá e Itapeva. Em Bauru a primeira turma de Engenharia de Produção teve inicio em 2003.

A formação do Engenheiro de Produção é uma intersecção entre engenharia, administração e economia, onde, compete à este profissional uma perspectiva e atuação mais sistêmica dentro de uma organização, quando comparado a de outros engenheiros (exemplo: civil, mecânico e eletricista).

 A atuação profissional de um Engenheiro de Produção pode ser dividida em 4 principais vertentes: manufatura; serviço (área voltada para consultoria e mercado financeiro); empreendedorismo e meio acadêmico.

Na Unesp de Bauru a duração mínima do curso é de 5 anos, sendo este um curso noturno e com aulas aos sábados. Sobre a grade curricular, os primeiros quatro semestres proporcionam aos alunos disciplinas básicas de um curso de Engenharia  (cálculos, físicas, desenho e química) e também disciplinas de formação geral profissional (economia, estatística, computação e metodologia científica). Após o quinto semestre, as disciplinas são focadas na formação específica de um engenheiro de produção.

Para completar a graduação, também é necessária a realização de estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso.

Diferenciais da Unesp Bauru

Segundo Matheus Oliveira, aluno do segundo ano de Engenharia de Produção, o câmpus de Bauru é uma vasta unidade da UNESP em extensão e número de cursos, portanto, é possível estabelecer contato com universitários das mais variadas carreiras e adquirir conhecimentos que incrementam a formação pessoal e acadêmica, dentro e fora das atividades extracurriculares.

Quanto ao curso em si, embora não haja um foco específico em alguma área da Engenharia tradicional, como visto em Guaratinguetá (produção mecânica) e Itapeva (produção de materiais), a grade possui a maior quantidade de tópicos em administração, conhecimentos que estão cada vez mais sendo exigidos pelo mercado. Além disso, a quantidade superior de projetos de extensão permite aos universitários aplicarem os conceitos na prática. Somando-se ao ótimo nível geral dos docentes, há inúmeras oportunidades a serem aproveitadas.

Projetos de extensão

Matheus também conta que os projetos de extensão da Unesp Bauru oferecem principalmente atividades administrativas, em setores como financeiro, marketing, qualidade, gestão de pessoas e eventos. Outros têm o diferencial de oferecer também os projetos de produção, que é o lado mais técnico do curso, exigindo uso mais avançado das ciências exatas.

O vestibular é realizado no meio do ano e a cada processo seletivo são oferecidas 40 vagas. Para saber mais sobre o curso e grade curricular basta acessar o link:

http://www.feb.unesp.br/#!/graduacao/secao-de-graduacao/cursos-de-graduacao/engenharia-de-producao/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s