Comunicação, Conheça os cursos, Cursos, Rádio e TV, Séries Especiais

Conheça o curso de Radialismo da Unesp Bauru, que é muito mais do que só rádio

Alexandre Wolf

Você está enganado se pensa que o aluno de Radialismo pode atuar apenas em rádios. O curso é popularmente chamado de “Rádio e TV”, e mesmo assim, forma profissionais capacitados para trabalhar nas mais diversas áreas do audiovisual, não apenas nas emissoras de rádio ou televisão.

Por exemplo, uma pessoa graduada em Radialismo pode atuar “com a produção de conteúdo e linguagem em cinema, televisão, internet e rádio; com o gerenciamento de etapas de pré-produção, produção e pós-produção de produtos midiáticos em suportes eletrônicos ou digitais; atuar como roteirista, diretor, produtor, cenógrafo, tanto em emissoras de televisão como em produtoras independentes de cinema e publicidade”, afirma a coordenadora do curso, Profª. Dra. Letícia Passos Affini.

O curso de Radialismo da Unesp Bauru passou a ser oferecido, primeiramente, como parte da formação em Comunicação Social na Unesp. Após reformulações que dividiram o curso em três (Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas), o curso passou a ser independente, e atualmente abriga 30 vagas em período diurno, com ingresso pelo vestibular de fim de ano da Vunesp.

A grade curricular de Radialismo não cobre apenas as áreas técnicas do conhecimento, como as formas de produção e direção em rádio e em televisão, mas grande parte dela é ocupada por disciplinas de Humanidades, voltadas para a formação sociocultural e humanística dos alunos. Sociologia, Antropologia, e Língua e Literatura são alguns exemplos. Você pode ver a grade curricular completa clicando aqui.

13217379_1014371828652663_7901698916149256794_o
Oficina de iluminação da Semana da Rádio e TV 2016

“A um só tempo, o aluno de radialismo da FAAC tanto apreende uma formação nas diversas áreas de Humanidades como adquire, sob os aspectos éticos, estéticos e técnicos, conhecimento teórico-prático na abordagem do fenômeno e dos processos comunicativos dos meios de comunicação eletrônicos e digitais”, diz o Guia Acadêmico da FAAC para introduzir o curso de Radialismo aos calouros.

Laboratórios e aprendizado na prática

O curso de Radialismo dispõe de alguns laboratórios voltados para a prática. São eles o Laboratório de Rádio, que tem como finalidade a aplicação das técnicas de áudio, e o Estúdio de Telejornalismo e Laboratório de TV, que visam o contato com o ambiente televisivo.

13147668_1014365905319922_4298003774426323105_o
Alunos durante oficina de animação na Semana de Rádio e TV 2016

Os alunos de Radialismo também podem se aventurar nos projetos de extensão da faculdade. O principal deles é a Locomotiva, que na verdade é uma Empresa Júnior, liderada por alunos do curso, e responsável por simular um ambiente empresarial sem a cobrança imediata de resultados do mercado. Os alunos de Radialismo também se organizam anualmente para realização da Semana de Rádio e TV, trazendo diversos alunos formados e que já estão atuando no mercado para contarem suas experiências. Também existem outros projetos que se beneficiam desses alunos, como nós da ACI e o PET RTV, projeto de extensão interdisciplinar.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s