Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Projetos de Extensão, Séries Especiais, Sem categoria

Lhes apresento o curso de Matemática da UNESP Bauru

Mariana Pellegrini

Você pretende ser professor de Matemática, mas não sabe em qual faculdade estudar? Agora você tem a oportunidade de conhecer um pouco melhor a Licenciatura em Matemática oferecida pelo campus da Unesp em Bauru. O curso tem duração mínima de quatro anos, faz parte da Faculdade de Ciências (FC) e está voltado para a formação de professores, aptos a lecionarem no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e também no Ensino Médio. Os futuros alunos são selecionados, através do vestibular da Vunesp, para preencher 40 vagas.

Segundo Ivete Baraldi, professora Coordenadora do Curso, o estudante encontrará uma formação profissional voltada para proporcionar conhecimentos específicos para sua área de atuação, tanto matemáticos quantos os educacionais, nos seus aspectos filosóficos, históricos, políticos, sociais, psicológicos e pedagógicos. Além disso terá oportunidades para desenvolver seu domínio de práticas de leitura e de escrita em nossa língua materna, e também de apropriar-se de práticas pedagógicas com relação à integração dos recursos tecnológicos advindos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso para seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como elaborar práticas inclusivas em seu trabalho.

Para complementar as aulas e a formação do aluno, são realizadas palestras, reuniões do Conselho de Classe, assembleias do curso, grupos de pesquisas, grupos de estudos, semana de recepção dos calouros e, além disso, a representação estudantil em diversos colegiados acadêmicos . Eventos e projetos fazem parte das atividades nas quais os alunos podem colocar os conhecimentos adquiridos em prática. Os projetos podem ser tanto de pesquisa em nível de Iniciação Científica quanto de Extensão, como grupos de pesquisa, nos quais muitos dos participantes são voluntários. Aqui  você pode conferir a lista de projetos que estão em andamento. Um evento está na agenda do curso de todos os anos: a Semana da Licenciatura em Matemática (SELMAT).

E se engana quem acredita que Matemática não utiliza laboratórios. Na Unesp Bauru o estudante frequenta o Laboratório Didático de Matemática, uma sala para aulas práticas, que conta com lousa digital e com outros recursos materiais e também um laboratório de informática, com 23 computadores e também equipado com lousa digital. Somam-se à infraestrutura um auditório e uma sala para estudos, com computadores. Os alunos desenvolvem nesse ambiente semanas de estudo e aulas práticas.

O que fazer depois de formado?
Para a professora coordenadora do curso, Ivete Baraldi, além de atuar na sala de aula, aqueles que se formaram poderão também trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas em nível de pós-graduação. Além disso estarão aptos para aplicar teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados a diversas áreas do conhecimento, tais como Física, Estatística, Biologia, Administração, Economia e Engenharia, entre outras, nas quais o pensamento matemático se faz presente.

Se a intenção é continuar estudando, a Pós-Graduação tanto da Faculdade de Ciências quanto da Faculdade de Engenharia, oferece diversas opções para os egressos do curso. No caso da FC os alunos devem optar por uma destas áreas: Matemática, Matemática Aplicada ou Educação Matemática. Para o caso específico de formação de professores as opções são outras: Educação para Ciências, Docência para a Educação Básica e o Profmat.

Baraldi comentou também sobre o mercado trabalho: “As perspectivas do mercado de trabalho para o professor de Matemática são amplas, podendo atuar nas escolas públicas e particulares da educação básica, em cursos preparatórios para concursos e no Ensino Superior. Ainda, tem a possibilidade de cursar a pós-graduação em áreas correlatas, como Matemática, Matemática Aplicada, Educação, Educação Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física e diferentes ramos da Engenharia. É grande a demanda nas universidades brasileiras por profissionais qualificados e não faltam colocações para quem tem boa formação acadêmica. Também estão abertos espaços em instituições públicas, bancos, corretoras de mercado financeiro ou de seguros. Nessas empresas, o licenciado em Matemática pode atuar como consultor, analista de dados, analista de tendências de mercado e de riscos de investimentos.”

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s