Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Projetos de Extensão, Séries Especiais

Conheça o curso de Meteorologia da UNESP Bauru

Bárbara Paro Giovani

Se interessa pelo curso de Meteorologia mas não sabe em qual faculdade quer fazer? Seguindo a série do blog sobre os cursos oferecidos na UNESP Bauru, hoje vamos falar um pouco sobre esse curso!

Criado em 2013, o curso de Meteorologia da UNESP é recente e está formando sua primeira turma este ano, em 2016. Através do vestibular da Vunesp, apenas 40 estudantes são selecionados a cada ano para ingressar na graduação, que tem duração mínima de 4 anos. As aulas acontecem em período integral e as disciplinas variam entre teorias e laboratórios de física e química. Além de cumprir 188 créditos de matérias obrigatórias, o aluno de Meteorologia também deve cumprir 14 créditos em disciplinas optativas.

O curso pertence à Faculdade de Ciências e é voltado apenas para bacharelado, que possibilita a formação de profissionais para diversas áreas, como a ambiental (com foco em poluição atmosférica), a previsão do tempo (previsão de até uma semana), previsão do clima (previsão para mais de 15 dias), a área energética (empresas de geração e venda de energia de diversas fontes: hidrelétrica, eólica, solar), agricultura, estratégias governamentais e políticas públicas, aviação e navegação, prevenção de desastres naturais e também a área acadêmica. De acordo com a professora doutora Clara Iwabe, coordenadora do curso, a graduação tenta preparar o aluno de maneira ampla. “No entanto, devido ao IPMet, o aluno da Unesp sairá do curso com uma formação com ênfase maior em Meteorologia com Radar”, afirma.

14800863_10210582478375767_1980821923_n
IPMet – Centro de Meteorologia de Bauru

O IPMet é o Centro de Meteorologia de Bauru, uma unidade auxiliar da Faculdade de Ciências. Antigo Instituto de Pesquisas Meteorológicas, o IPMet é referência em meteorologia com radar devido aos seus equipamentos e profissionais. O lugar conta com uma sala de operação para previsão de tempo, estações meteorológicas, rede de radares meteorológicos Doppler banda-S e também um Observatório de Astronomia.

Desde 2014, ano em que se fundiu à FC, o IPMet está à disposição do curso de Meteorologia. Esse é o grande diferencial da graduação na UNESP Bauru. Para a coordenadora Clara, “Lá o aluno pode vivenciar o dia a dia da atuação de um profissional em Meteorologia”. Marcos Augusto Stoco, aluno do 4º ano do curso, concorda. “Os alunos tem total abertura para conversar com meteorologistas, acompanhar o trabalho na operação, buscar informações para fins acadêmicos (dados históricos), assim como trabalhar com projetos de extensão dentro do instituto”, conta o estudante. Além disso, algumas aulas são ministradas nos auditórios e laboratórios do centro.

14798878_10210582478415768_1718510676_n
Transmissor do Radar Meteorológico de Bauru

Além dos projetos oferecidos pelo IPMet, como a participação de visitas técnicas, também é possível realizar uma iniciação científica com professores da área. A escolha é do aluno, que pode procurar docentes de acordo com suas linhas de pesquisa e ver o que mais lhe agrada dentro da meteorologia para se aprofundar.

Ao fim da graduação, é obrigatório que todos os alunos cumpram 60 horas de estágio curricular supervisionado. Esse é outro benefício do IPMet, que garante vagas de estágio para os discentes.

Apesar de novo, Marcos acredita que o curso de Meteorologia da UNESP Bauru não deixa a desejar. “Temos ótimos professores e toda uma estrutura que favorecem no preparo dos discentes”, afirma.

Para conhecer a grade completa, acesse a página do curso: http://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/cursos/meteorologia/grade-curricular/

Para conferir o funcionamento do IPMet, acesse o site do instituto: http://www.ipmet.unesp.br/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s