Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Projetos de Extensão, Séries Especiais

Conheça o curso de Educação Física da Unesp de Bauru

Daniel Sakimoto

O curso de Educação Física já existia na Universidade de Bauru, que foi encampada pela Universidade Estadual Paulista em 1988. No ano de 1992, o Curso de Licenciatura em Educação Física foi implantado, com o objetivo de estender o campo até a compreensão do processo de ensinamento e preparar o profissional licenciado para o segmento escolar.

Educação Física abrange a área de biológicas, juntamente com enfermagem, medicina, fisioterapia e etc. Entretanto, a grade curricular também conta com disciplinas que contemplam outras áreas do conhecimento, como a matéria de Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa.

O curso é oferecido no formato Integral, com duração de quatro anos, e no período noturno, com duração de cinco anos. O aluno, ao ingressar no curso de Educação Física, deve cursar uma espécie de “tronco comum”, com duração de dois anos e meio, dentro do período do curso. Após isso, o estudante deve optar pelo bacharelado ou pela licenciatura, podendo também terminar uma habilitação e depois fazer a outra.

O currículo de cada modalidade – bacharelado e licenciatura – é totalmente diferenciado. O profissional com habilitação em bacharelado tem disciplinas relacionadas à patologia, fisiologia, treinamento, biomecânica e etc, sendo a sua área de atuação em academias, treinamento esportivo, hospitais, organização de eventos esportivos, por exemplo.

Já o licenciado, tem disciplinas voltadas ao treinamento na educação e didática, por isso só pode trabalhar no âmbito escolar, ministrando aulas desde a educação infantil até o ensino médio.

Os projetos de extensão de Educação Física são variados, que vão desde iniciativas na área de saúde – como o Projeto Hipertensão, que visa a prevenção de doenças cardíacas para pessoas de classes mais baixas – até atividades na área de educação, como o Projeto Futebol Escola, que ensina cidadania e o estilo de vida saudável por meio do esporte.

Além de Bauru, a UNESP também oferece o curso de Educação Física nos Campi de Presidente Prudente e Rio Claro, com diferenças pontuais na grade curricular, nos projetos de extensão e nos laboratórios de pesquisa. Para conferir as diferenças o candidato pode acessar os sites dos cursos em cada campi e consultar as diferenças nas disciplinas.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s