Conheça os cursos, Cursos, engenharia, Projetos de Extensão, Séries Especiais, Tecnologia

Quero cursar engenharia elétrica!

Thuany Gibertini

O que um engenheiro elétrico faz?

Bem, um engenheiro eletricista lida com a geração, transmissão, distribuição e até a ampliação da energia elétrica, além de trabalhar também com o eletromagnetismo. Esse profissional pode projetar usinas e estações de energia, gerenciar e fazer a manutenção de redes de alta tensão desenvolver recursos eletrônicos para redes de radiofrequência ou transmissão de dados, elaborar sistemas de automação para controle de linhas industriais, pode projetar circuitos integrados seja para a telecomunicação, sistema de computadores ou ainda de entretenimento, além de poder operar e reparar equipamentos hospitalares. São muitas as possiblidades para quem escolhe cursar e seguir carreira na engenharia elétrica.

Falando sobre sua profissão, formado em engenharia elétrica e atual funcionário da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), Paulo Sergio dos Santos explica a importância de cada mínimo detalhe no trabalho de um engenheiro eletricista, “Enfim, ao acionar um interruptor para acender uma simples lâmpada, para que isso seja possível houve a interação de várias áreas da engenharia elétricas desde dimensionamento do interruptor,a bitola dos fios da residência, os disjuntores, o cabos que estão no poste que alimentam o conjunto de residências da região, o transformador do poste, o transformador da subestação, o cabos de alta tensão e as torres que transportaram a energia das usinas até as subestações abaixadoras.” Quem deseja seguir na área, deve ter noção da importância de sua importância para a sociedade.

dsc_0001
FEB- Faculdade de engenharia de Bauru (UNESP)

O curso de engenharia elétrica na UNESP de Bauru

Aqui na UNESP de Bauru este curso pertence à Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB), contando com 19 laboratórios para que os alunos possam desenvolver na prática o que aprendem nas teorias dentro das salas de aula. O curso possui reconhecimento, o Guia do Estudante o pontua com quatro estrelas, ao lado de várias federais e importantes particulares ao redor do país. Segundo o guia de profissões da UNESP Agência de Notícias (UnAN), no campus de Bauru o graduando pode contar com uma formação bem ampla, “compreendendo as principais áreas de Engenharia Elétrica, como Sistemas de Energia, Automação e Controle, Eletrônica Digital e Analógica, Computação e Comunicações.”

Os graduandos podem se aprofundarno âmbito acadêmico fazendo parte do IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers), ou também, adentrando na área de pesquisa com a iniciação científica. O aluno também pode colocar em prática o que aprendem tanto na sala de aula, como nos laboratórios, na Pro Junior, uma sem fins lucrativos que adianta a convivência coma profissão e o mercado e em outros projetos de extensão que proporcionarão diferentes experiências em diferentes áreas específicas para o graduando. Mais uma alternativa para o enriquecimento pessoal, profissional e acadêmico são os intercâmbios internacionais que a UNESP pode proporcionar por diferentes suportes.

A visão de um graduando

Bruno Placa Branco é aluno do terceiro ano de engenharia elétrica na UNESP de Bauru e responde algumas perguntas sobre o curso, seu enfoque nesse campus, suas experiências e expectativas.

O que te motivou a cursar engenharia elétrica?

O meu primeiro interesse foi pela parte de geração de energia, depois também descobri a parte de controle de aviônica que lida com toda a parte eletrônica de uma aeronave, foi o suficiente para que soubesse que essa é a minha área.

Por que você escolheu o campus de Bauru?

A Unesp está entre as melhores opções, junto com as outras duas universidades estaduais. Cheguei a ser aprovado em outras universidades federais, mas o reconhecimento do nome da Unesp e a proximidade de Bauru com minha casa foram detalhes decisivos na hora da matrícula.

Suas expectativas foram alcançadas aqui?

Não apenas o curso, mas também tudo o que é oferecido pela comunidade acadêmica superaram minhas expectativas. O curso, por me mostrar a variedade de áreas específicas que abrange, e devido à isso já não tenho mais certeza de qual área pretendo seguir, já que existem diversas possibilidades. E a comunidade por me mostrar que a minha formação não depende apenas do curso; projetos de extensão e atividades extracurriculares são o que realmente farão a diferença no meu currículo, sendo os responsáveis pela formação pessoal e profissional, já que o curso cuida apenas da parte técnica.

Você indicaria nosso campus para outras pessoas que quisessem curar elétrica? Por que?

No meu caso tive a oportunidade de trabalhar dois anos no Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia, um deles como seu presidente. São oportunidades de desenvolvimento como essas, que eu acredito que são um dos fortes do nosso campus, e por isso tive sorte na minha escolha, que posicionam Bauru à frente de outros campus, e a Unesp à frente de outras universidades. Além da gama de projetos presentes no campus, que impulsionam a experiência profissional do aluno, eu também indico o curso aqui em Bauru pela sua qualidade técnica.

Qual é o enfoque do curso aqui em Bauru?

O curso de Engenharia Elétrica, a partir da reestruturação curricular de 2006, dissolveu os enfoques que antes eram oferecidos, ao longo de toda a grade curricular, passando a formar profissionais generalistas, aptos para o trabalho e aperfeiçoamento em qualquer área que seja de interesse. Os laboratórios, apesar de contar com equipamentos um pouco antigos,são completos e propiciam uma linha de desenvolvimento de atividades mais completa; como, por exemplo, nos módulos discretos que compõem as unidades de estudos do funcionamento de microprocessadores.

Como você acredita que sua formação na UNESP influenciará na hora de arranjar um estágio ou emprego?

Todo esse conjunto de atividades e especificações, atrelados ao nome de já prestígio da universidade no mercado de trabalho, são determinantes na ocupação de uma vaga de estágio, de emprego e também de bolsas de pesquisa.

Para mais informações sobre o curso, grade curricular, professores titulares e entre outros acesse: http://www4.feb.unesp.br/dee/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s