Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Oportunidades, Projetos de Extensão, Séries Especiais, Sem categoria

Cursos UNESP Bauru: saiba mais sobre o curso de Física!

Nathane Agostini

Continuando nossa série sobre os Cursos da UNESP – Bauru, falamos hoje sobre o curso de Física. Vinculado à Faculdade de Ciências (FC), o curso possui duas modalidades: licenciatura, oferecido desde 1969, e bacharelado, desde 2012, ambos com duração mínima de 4 anos (8 semestres).

Ao ingressar, o aluno não precisa decidir por uma das modalidades, a escolha ocorre apenas a partir do fim do segundo semestre de curso, podendo, inclusive, optar por ambas. A aluna Thamyres Lira, que ingressou em Física no passado (2015) e hoje cursa bacharelado, explica: “Optei por essa modalidade [bacharelado] no terceiro semestre, quando o horário de algumas matérias começaram a colidir, mas penso em reingressar na licenciatura”. Conforme mencionou Thamyres, o aluno pode reingressar na faculdade sem prestar vestibular novamente, para cursar a outra categoria.

blog-nathane

As aulas de licenciatura ocorrem no período noturno e tem carga horária de 3225 horas; a modalidade tem por objetivo principal formar professores de Física para a educação básica. Já o bacharelado, que no campus de Bauru é voltado para área de Física dos Materiais, tem carga horária de 2790 horas e ocorre nos períodos vespertino e noturno. O número de vagas para o curso é único, englobando ambas as modalidades (afinal, o aluno não ingressa em uma específica), com total de 60 vagas.

Para quem está prestando vestibular e pretende cursar Física, Thamyres reforça que estudar as matérias básicas de exatas é importante, principalmente matemática, porque são bastante exigidas nas disciplinas durante a graduação. “Quando entra em um curso como este, subentende-se que você está preparado. Mas ainda assim a universidade fornece todo tipo de monitoria, caso tenha dificuldade”, conta.

Mas por que escolher Bauru? O Departamento de Física deste campus conta com diversos laboratórios, entre os quais os Laboratório de Caracterização Óptica, Laboratório de Filmes Semicondutores, Laboratório de Relaxações Anelásticas, Laboratório de Caracterização de Materiais Dielétricos, Laboratório de Bioprocessos e ao menos outros onze, além de um Observatório Didático de Astronomia.

blog-nathane-2
O curso de Física faz parte da Faculdade de Ciências do campus da UNESP Bauru.

Além disso, o campus de Bauru é o maior campus da UNESP. Só na FC existem 10 cursos, mais 6 na Faculdade Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e outros 4 na Faculdade de Engenharia (FEB). Então, você irá conhecer muitas pessoas diferentes e terá a oportunidade de aprender e amadurecer com todas elas. E mais, se você gosta de calor, a “Cidade Sem Limites” não vai te desapontar.

Mas claro que nem tudo são flores. A estudante Thamyres vê dificuldades no mercado para os graduandos em Física e afirma que “a área de pesquisa no Brasil é pouco explorada, não possuímos empresas privadas que investem neste tipo de pesquisa, então nos resta as grandes universidades como USP, UNESP e UNICAMP que desenvolvem grandes projetos de pesquisa”. Um obstáculo, segundo ela, especialmente em Bauru, é que a “cidade fornece poucas oportunidades de emprego, e se você pretende se sustentar ou precisa de uma renda extra, pode ter problemas de adaptação”, afirma.

Contudo, se você já escolheu cursar Física, mas ainda está em dúvida em qual faculdade estudar, Thamyres dá uma dica: “A Unesp Bauru é incrível, as pessoas são extremamente carinhosas e receptivas, você fará diversos amigos que levará para toda vida, os estudantes da Unesp são super engajados e discutem sobre política, homofobia, machismo e todos os males da sociedade de forma aberta, você será acolhido aqui independente da sua condição”. E conclui: “As instituições da Unesp te darão uma família, a Febre Amarela [torcida organizada do campus] agitará seu coração e vai te contaminar por esse amor pela nossa linda Unexxxxp. Aproveite, faça amigos e seja feliz!”.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s