Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Oportunidades, Projetos de Extensão, Séries Especiais

Um panorama sobre Ciências Biológicas na UNESP de Bauru

Ariely Fonseca

Desde agosto de 1988, a UNESP de Bauru oferece o curso de Ciências Biológicas. A partir de então, ele passou por diversas mudanças até chegar a atual estrutura curricular. Assim, para os ingressantes a partir de 2012, o Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências – UNESP– Campus Bauru, passou a oferecer com a modalidade Licenciatura/Bacharelado, período integral e a modalidade Licenciatura período noturno.

A Estrutura Curricular proposta para ocursode Licenciatura apresenta uma visão atualizada dos conteúdos biológicos e educacionais que resultam em novas formas de integralização curricular. O tempo mínimo para conclusão do curso para quem escolhe estudar no período noturno é de 5 anos (10 semestres letivos), já para quem escolhe o período integral é de 4 anos (8 semestres letivos).

Para apresentar mais informações, foram entrevistados os alunos Guilherme Martinez e Raissa Rotelli, que são alunos do curso de Ciências Biológicas da UNESP Bauru.

Quais são as diferenças mais pontuais entre o bacharelado e a licenciatura em Ciências Biológicas na UNESP/Bauru? O curso é voltado para alguma(s) área(s) específica(s)?

As principais diferenças entre o bacharelado e a licenciatura é que com um você forma o biólogo, e com o outro o professor de ciências. Mesmo tendo a mesma carga horária comum da grade, o licenciado não consegue ser um biólogo que assina laudo, e muitas vezes não consegue o emprego de biólogo. Ele é simplesmente um professor de ciências, com ênfase em biologia.

Já o bacharelado, irá formar o biólogo em si, capaz de assinar laudo, ser contratado como biólogo por empresas, etc. Essas são as diferenças entre licenciatura e bacharelado, pelo menos no curso de Ciências Biológicas aqui da UNESP de Bauru.

O curso aqui da UNESP possui caminhos iguais para quem quiser seguir a carreira acadêmica, seja bacharel ou licenciatura. O departamento de Biologia possui vários laboratórios que atendem a demanda do bacharel pra pesquisa, doutorado e mestrado. E o departamento de pedagogia também auxilia o âmbito da licenciatura em tentar seguir a carreira acadêmica dentro da universidade.

Se for analisar o curso de biologia só com o departamento, ele abre mais portas para quem é de bacharelado, justamente por causa da quantidade de laboratórios de Biologia que a UNESP possui. Pela crise financeira e corte de verba nas universidades estaduais, a tendência é que a faculdade retire o curso de licenciatura do integral e  deixe somente o bacharelado. Dessa forma, somente o noturno teria licenciatura (o que pode ser prejudicial para algumas pessoas).

Quais são as possibilidades de atuação no mercado de trabalho?

O biólogo possui diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, porém cada vez mais ela vai se reduzindo por causa dos cursos similares que são criados. Nesse link tem um pouco do que o biólogo pode atuar (http://www.cfbio.gov.br/area-de-atuacao). Já o licenciado é mais voltado para a área da educação.

Quais são as possibilidades de projetos de extensão que abrangem o curso dentro da universidade? É possível optar por alguma especialização durante a graduação? Se sim, quais são as opções? Qual o diferencial entre o curso oferecido no campus de Bauru e os oferecidos nos outros campi da UNESP?

O curso de biologia aqui de Bauru possui alguns projetos de extensão, como a empresa Júnior (Lótus Júnior), que proporciona o âmbito empresarial da profissão; o centro acadêmico (C.A. Bio), que oferece

projetos sociais como o BIO NA RUA para os alunos e gestão de problemas do curso; a Semana da Biologia que proporciona uma organização em equipe; além de alguns outros pequenos projetos que são desenvolvidos junto aos professores.

Na UNESP daqui temos vários laboratórios, desde os que trabalham com peixes, genética, ecologia deles, passando por camarões e seus derivados, até pra bioquímica de produtos naturais, botânica em geral e ornitologia (estudo de aves).

O que diferencia o campus da UNESP dos outros é o enfoque que temos. Cada UNESP que oferece o curso de Ciências Biológicas possui uma grade geral similar, e depois de um determinado período o curso segue com matérias que direcionam o aluno para a especialidade do campus. Como, por exemplo, Bauru possui o foco em meio ambiente, então teremos mais matérias de ecologia aqui do que em Botucatu, que é mais voltada para a área da saúde. Já Jaboticabal, possui um âmbito mais voltado para a zootecnia, então a biologia de lá vai girar em torno dessa área.

O motivo de Bauru ser selecionada como meio ambiente, é justificável pelo fato da área de preservação do cerradão bruto em que Bauru está localizada, e como a UNESP está dentro da reserva, o foco aqui é em meio ambiente por causa disso.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s