Arquitetura e Urbanismo, Conheça os cursos, Cursos, Extensão, Pela Faac, Projetos de Extensão, Séries Especiais, Sem categoria

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp de Bauru

Alexandre Wolf

O curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pela Unesp de Bauru foi criado em 1984, antes mesmo do campus se tornar parte da Unesp. Após passar por diversos processos de reformulação estrutural e de sua grade curricular, o Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (DAUP) conta, atualmente, com 21 docentes. Destes, 18 são doutores.

 

14686645_10210433285446037_245728134_n

Foto da XII Semana de Arquitetura – Arquiteto Faz

 

A duração do curso é de cinco anos, com formato em período integral, e oferece 45 vagas anuais. Seu objetivo é a formação profissional desenvolvida a partir de uma visão histórico-crítica, que entende a realidade como um processo de permanente alteração. “Os alunos desenvolvem aprendizado em diferentes áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências exatas (aplicadas à Arquitetura e Urbanismo) e ciências sociais aplicadas, através da apropriação, construção e socialização de conhecimentos teórico-práticos que garantam a valorização da criatividade intelectual e a capacidade de compreender e traduzir as necessidades sociais e a visão social de mundo, comprometida com a cidadania e transformação da sociedade”, explica o Prof. Dr. Alexandre Suárez de Oliveira, atual coordenador do curso.

A matriz curricular possui disciplinas como: Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; Planejamento Urbano e Regional; Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo; Estética e História das Artes; Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais; Desenho e Plástica; Tecnologia da Construção; Conforto Ambiental; Informática Aplicada, entre outras. É possível ver a matriz completa e dividida em semestres através do link: https://goo.gl/Y0cae9

 

14642908_10210433285486038_981603716_n
Existem diversos eventos e palestras ao longo do ano com temas especiais.

O aluno, depois de formado, estará apto a trabalhar em escritórios de arquitetura, urbanismo e paisagismo, ou junto a órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, desenvolvendo projetos nas áreas de Edificações, Urbanismo, Paisagismo, Requalificação Urbana, Restauração de Edificações e Monumentos, entre outras atividades.

Laboratórios

Os laboratórios utilizados pelo curso de Arquitetura e Urbanismo são:

  • Laboratório Didático de Conforto Ambiental (LADICA): visa o apoio às atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na área de Conforto Ambiental (térmico, lumínico e acústico)
  • Laboratório de Maquetes: trabalha com a elaboração de modelos tridimensionais reais de edifícios, objetos e setores urbanos;
  • Laboratório Didático Canteiro Experimental: é responsável pelo estudo e compreensão dos processos de projeto e construção de obras civis, através de experimentos práticos de projetos e construção.

Extensão e outros projetos

Além das disciplinas curriculares, os alunos de Arquitetura e Urbanismo podem participar de projetos paralelos dentro da faculdade. Eles servem para que o aluno coloque em prática o conteúdo que aprendeu nas aulas e conheça como funciona o mercado de trabalho em sua área, além de incentivar o trabalho em equipe, pró atividade, e comunicação. Tudo isso, sem a pressão do mercado para entrega de resultados, permitindo erros e favorecendo o aprendizado.

Alguns exemplos de projetos são:

  • Escritório 54: é um escritório modelo, gerido pelos próprios alunos.
  • Pro Junior: empresa júnior de Engenharia, mas conta com alunos de vários cursos diferentes. Possui um escritório de arquitetura próprio.
  • Bambu Taquara: projeto de extensão que estuda e trabalha com bambus, desde seu plantio até seu processo produtivo, em diversas áreas.

Pós-Graduação

Depois de formado, o aluno pode optar por fazer uma pós-graduação, que geralmente se inicia no Mestrado.

O Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo busca habilitar e formar profissionais com perfil para pesquisar e lidar com as diversas questões e problemas relacionados aos ambientes construídos, preparando-os para participar da resolução de problemas das cidades a partir da pesquisa histórica, bem como oferecendo subsídios às decisões dos gestores públicos.

O objetivo principal do programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo é a capacitação de profissionais para o ensino universitário e a pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo e campos afins.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s