Sem categoria

Pokémon GO, aplicativo que transforma usuários de smartphones em treinadores, chega ao Brasil

Por Nathane Agostini

A última quarta-feira (3) foi de comemoração e muito game para brasileiros que aguardavam, ansiosos, a chegada de Pokémon GO no país. Depois de aproximadamente um mês, o jogo está disponível nas lojas mobile do Android e do iOS. O lançamento aconteceu três dias antes do início dos Jogos Olímpicos no país e está agradando tanto brasileiros como estrangeiros, que antes não conseguiam jogar por aqui.

No entanto não são todos os aparelhos de celular que conseguem baixar ou até mesmo rodar o jogo sem problemas de desempenho. Para que o usuário tenha uma experiência tranquila o celular deve atender alguns requisitos:

Android

• Android 4.4 até Android 6.0.1 (Android N não terá suporte até o lançamento oficial do OS)
• Resolução recomendada de 720×1280 pixels (não otimizado para tablets)
• Conexão forte de internet (Wi-Fi, 3G ou 4G)
• GPS e Serviços de Localização
• 2 GB de RAM recomendados (funciona com menos, mas com performance baixa)

iPhone

• iPhone 5 ou superior
• iOS 8 ou superior
• Conexão forte de internet (Wi-Fi, 3G ou 4G)
• GPS e Serviços de Localização
• Dispositivos com Jailbroken não contam com suporte

Mas afinal, o que é Pokémon GO?

Para celebrar o 20º aniversário da franquia Pokémon, que fez a infância de toda uma geração, a Niantic lançou o Pokémon GO, um jogo de realidade aumentada para mobile que permite aos usuários, utilizando a câmera de seus smartphones, capturarem Pokémons no mundo real.

O aplicativo permite ao usuário realizar diversas ações como um verdadeiro treinador. Andando pela vizinhança, os jogadores podem encontrar as criaturas, os ginásios, pontos de coleta, treinar e encubar seus mascotes, além de realizar batalhas com outras pessoas.

pokemon visual.jpg

Nos locais onde já está disponível, o aplicativo está consquistando muito sucesso, fazendo com que os usuários passem mais tempo no jogo do que utilizando aplicativos populares como Instagram, Messenger, Snapchat e WhatsApp, segundo a empresa de monitoramento SimilarWeb.

A movimentação dos treinadores tem rendido algumas situações no mínimo inusitadas. Uma garota de 19 anos descobriu um corpo em um rio em Wyoming, nos Estados Unidos, enquanto caçava um Pokémon; outro americano capturou uma das criaturas enquanto sua esposa dava à luz à sua filha.

parto

Aqui no Brasil não seria diferente. Ao menos três pessoas foram assaltadas já na noite do lançamento, uma delas na Avenida Paulista em São Paulo, outra no centro de Vila Velha no Espírito Santo e outra em Goiás. Em Curitiba um jovem foi atropelado, outro caiu em um rio e ainda um terceiro caiu em um lago enquanto caçavam.

Já em Fortaleza, um motoboy anúnciou seus serviços para conduzir jogadores pelos principais PokéStops da cidade, oferecendo corridas apenas por ‘regiões seguras’ e até carregador de celular no veículo.

motoboy fortaleza

Os resultados do novo jogo refletiram também na economia. As ações da Nintendo fecharam na primeira segunda-feira (11/07) após o lançamento do aplicativo com alta de 25%, a maior desde a década 1980 e as ações tiveram uma valorização de quase 36%, aumentando em US$ 7,5 bilhões o valor de mercado da empresa, só nos cinco primeiros dias após o lançamento.

Pokémon é segunda mais popular e lucrativa franquia de games de todos os tempos, ficando atrás apenas da franquia de Mario – também da Nintendo –  e continua conquistando fãs através de produtos como séries para TV, jogos, brinquedos, cartas colecionáveis, entre outros.

Quer saber ainda mais sobre Pokémon GO? O site TECMUNDO tem várias dicas sobre o jogo e fez um vídeo contando a história do game.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s