Notícias, Tecnologia

Pokémon GO, o aplicativo que está batendo recordes pelo mundo.

Com sucesso absoluto nos anos 90, Pokémon voltou com força total nessa semana. O aplicativo “Pokémon Go” já foi mais baixado que o Tinder, Facebook e Snapchat, atraindo atenção em todo o mundo.

por Patrícia Konda

O já famoso “Pokemón GO” é um aplicativo para smartphones – Android e iOS – lançado na semana passada que virou fenômeno social no mundo todo, apesar de inicialmente ter sido lançado apenas nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália. Ao decorrer da semana, a empresa responsável pelo desenvolvimento, Niantic, foi anunciando a chegada do aplicativo em vários países. Como o anunciado hoje, dia 16, em mais 26 países, confira na imagem abaixo.

Pokemon 26

O game foi desenvolvido pela empresa Niantic Labs em parceria com a Pokemón Company – empresa responsável pela franquia que distribui direitos entre Nintendo, Game Freak e Creatures – e representa a perfeição como uma tecnologia que não havia feito tanto sucesso como agora, a realidade aumentada, que consiste em localizar informações virtuais dentro do mundo real através de uma tela.

Com essa tecnologia os jogadores, através da câmera do celular, podem capturar, trocar ou até batalhar pelas ruas de sua cidade para aumentar a sua coleção de Pokémons ou dominar ginásios. Outra mecânica do jogo é o sistema de itens que podem ser obtidos nos PokéStops, além do lançamento do acessório Pokémons Go Plus, um pequeno aparelho que pode ser usado no pulso ou como um broche que promete ajudar o jogador em sua jornada para se tornar um mestre Pokémon. O acessório possui uma iluminação no centro que indica quando há novidades sobre o jogo e conta também com capacidade de vibração. A luz pode ainda ser pressionada para efetuar ações, como lançar uma pokébola.

Pokemon Go Plus Credito Divulgação-Nintendo
Pokémon Go Plus (Crédito: Divulgação/Nintendo)

Em vários sites, navegando pela web, encontramos tutoriais para o jogo, como esse feito pelo site “Pokémon GO Brasil” – Tutorial para Iniciantes.

Como a maioria dos jogos de sucesso, o Pokemon Go é gratuito, mas ao mesmo tempo, oferece aos jogadores a possibilidade de avançar mais por meio de pequenas transações. Segundo a estimativa da SuperData, estas transações já geraram, em menos de uma semana de lançamento, 14,4 milhões de dólares. Sem contar que o valor da empresa japonesa, Nintendo, aumentou em 9 bilhões de dólares desde o lançamento até o começo da semana.

Apesar da ótima ideia, o aplicativo trouxe consigo vários problemas: ladrões que se aproveitam da aglomeração de jogadores parados com seus celulares na mão, acidentes pela falta de atenção no trânsito ou por estar dirigindo enquanto procura um Pokémon, entre outros que andam saindo pelas notícias ao redor do mundo.

O lançamento em outros países, como o Brasil, ainda não tem previsão, pois a Niantic não esperava tamanho sucesso que o aplicativo fez, antes mesmo do seu lançamento mundial. Porém em suas redes sociais continua informando a otimização de servidores para melhorar a estabilidade e continuar o avanço do lançamento pelo mundo. Além disso reforçam para que as pessoas não usem formas de burlar o aplicativo, seja para trapacear ou ter acesso indevido, e ainda lembra que esses métodos podem permitir a entrada de vírus e roubo de informações de seus aparelhos e o atraso do lançamento por derrubar servidores com jogadores entrando de um país que não teve lançamento oficial.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s