Campanha, Sem categoria

#WhatIReallyReallyWant – O que você quer para meninas e mulheres?

Por Mariana Pellegrini

I’ll tell you what I want, what I really really want/ So tell me what you want, what you really really want/ I wanna, I wanna, I wanna, I wanna, I wanna really/ Really really wanna zig-a-zig ha”. Você se lembra deste hit das Spice Girls? O single Wannabe completou vinte anos e virou tema de uma campanha pela igualdade de gênero. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um dos dezessete objetivos que fazem parte das Global Goals, as metas globais do milênio.

Wannabe faz parte do Spice, álbum de estreia das britânicas de Spice Girls. Centrado no poder feminino, o primeiro disco contribuiu para difundi o lema do grupo: Girl Power (poder feminino). A letra da música é sobre coisas que o pretendente precisa fazer para tornar-se um amante, priorizando o desejo pessoal feminino, como pode ser observado em alguns trechos: “if you wanna get with me, better make it fast/ now don’t go waisting my precious time// if you really bug me then I’ll say goodbye”.

O vídeo da campanha é um remake do clipe original e resgata o Girl Power, com dançarinas da Nigéria, da Índia, do Canadá e do Reino Unido. O ambiente muda e, além do St. Pancras Renaissace Hotel, a nova versão traz bairros e escolas pobres da Índia, da África e do mundo árabe. As causas da ONU e as reivindicações pela igualdade de gênero vão sendo mostradas ao longo do clipe: fim da violência contra garotas; educação de qualidade para todas as meninas; fim do casamento infantil; mesmo salário pelo mesmo trabalho.

1467787368_454899_1467790591_sumario_normal
Objetivos de igualdade de gênero lançados na campanha #WhatIReallyReallyWant (Reprodução)

A igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável lançados pela ONU em 2015. Dentre os objetivos internos desta meta estão o fim das formas de discriminação contra mulheres e meninas; eliminar toda e qualquer forma de violência, assim como práticas nocivas (inclusive culturais, como mutilação genital feminina); garantir que mulheres participem efetivamente das esferas política, econômica e pública; acesso à saúde sexual e reprodutiva e aos direitos reprodutivos.

Conforme consta no site das Metas Globais do Milênio, em 2015 os líderes mundiais prometeram colocar as meninas e mulheres em primeiro lugar quando eles se inscreveram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  para acabar com a pobreza, corrigir alterações climáticas e combater as desigualdades. Em comunicado, a ONU afirma: “2016 é a nossa chance de usar o nosso poder coletivo e dizer aos líderes mundiais o que realmente quer para meninas e mulheres”.

No final da página da Internet das Metas Globais, uma mensagem: “Se você fizer o ruído, nós vamos chegar a sua mensagem para os líderes mundiais na ONU em setembro. As metas globais só serão alcançadas se os governos, empresas, comunidades e você investirem em meninas e mulheres”.

Participar da campanha #WhatIReallyReallyWant é fácil. É só compartilhar nas redes sociais uma foto sua segurando o que realmente quer para as meninas e mulheres.

 E você, o que quer para a população feminina mundial?

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s