Sem categoria

Nem só de “nerds” vive o Vale do Silício

por Bianca Velo

O racismo, a LGBTfobia, o machismo e os demais preconceitos tão presentes no nosso cotidiano tem suas raízes não apenas na aversão ao que é diferente e na crença de uma supremacia baseada em cor, sexo e orientação sexual, mas também na criação e manutenção de estereótipos referentes às acima citadas “minorias”.

Tais estereótipos “definem” as ações, o trabalho, o comportamento, os lugares a serem frequentados, os tipos de relações dos indivíduos. Além disso, a sociedade, sob influência dos estereótipos, “exige” que pessoas pertencentes a determinados grupos ajam e vivam de acordo com um perfil pré-estabelecido para estes.

Para mostrar que há pessoas muito além dos estereótipos, a fotógrafa Helena Price criou um projeto. A iniciativa, denominada Techies Project, relata histórias de funcionários de empresas do Vale do Silício, mostrando que existem mais do que homens-brancos-nerds-que-amam-jogar-videogame no mundo da tecnologia.

419864

Price já entrevistou mais de 100 pessoas para projeto e espera que o projeto possa “mostrar uma imagem mais compreensiva das pessoas que trabalham em tecnologia”. No site as imagens estão distribuídas em categorias, como deficiência, mulheres, LGBT, imigrante, pobreza, entre outros. É possível também procurar por nome, foto e cargo.

buihui

No perfil dos entrevistados é possível conferir há quanto tempo estes trabalham com tecnologia, seus cargos, cidades de origem, dia da entrevista e um relato sobre eles, feitos por eles mesmos. A entrevista acompanha o perfil da pessoa fotografada e traz a história deles com o mundo da tecnologia, as dificuldades enfrentadas e as trajetórias como alguém fora dos padrões da categoria profissional.

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s