A Project Consent procura agir através da conscientização, sensibilização, educação e promoção do consentimento
Por Mariana Pellegrini
Em junho de 2014 a luta contra a cultura do estupro ganhou mais uma aliada. A ONG Project Consent surge para combater e desconstruir a cultura do estupro. As vítimas de estupro são criticadas e culpabilizadas e as agressões sexuais são mascaradas. O projeto se expandiu, buscando promover o consentimento em todas as comunidades, e hoje atinge um alcance global. A Project Consent fornece a sobreviventes e ouvintes uma plataforma de apoio.
Mas o que é cultura do estupro? A página da ONG define essa cultura como “a epidemia global em que a agressão sexual é banalizada ou menosprezada”, além de citar a comediante Gaby Dunn: “[cultura do estupro] é um conjunto de micro-agressões que levam à normalização da agressão sexual”.
A ação mais recente da Project Consent é uma série de três animações que representam a interação entre um homem e uma mulher através de partes do corpo como uma vagina e um pênis; um seio e uma mão; um bumbum e um pênis. O mote da campanha é ‘Consentimento é simples. Se não é um sim, é um não’.
Confira os vídeos abaixo e fale para os amiguinhos: não é não!