Relações Públicas, TV

Relações Públicas: da organização para a televisão

por Pamela Santana

É incrível notar a importância da comunicação em todos os âmbitos da vida. Nas organizações ela se torna essencial e quando bem executada gera bons resultados, transformando-as em exemplos a serem seguidos.

Gostaria de fazer aqui um paralelo entre o reality show “Adotada” e as organizações no geral. O programa é transmitido pelo canal MTV e apresentado pela modelo e produtora Maria Eugênia Suconic. Em cada episódio é “adotada” por uma família diferente e fica em sua casa durante uma semana, tendo que conviver com os costumes, horário e cotidiano dela.

13084112_975574039228556_991234795_n
Mareu é adotada por famílias diferentes a cada novo episódio. (Reprodução)

Em “Adotada” Mareu é apresentada a vários conflitos familiares e muitas vezes participa das discussões. Em praticamente todos os episódios, tenta mediar a situação e solucionar os problemas. É interessante notar que a moça não tem medo de enfrentar as adversidades e sempre diz o que pensa. Tendo isso em vista, é possível comparar a situação com o mundo das organizações onde a autoridade familiar pode ser representada pelos chefes, os filhos pelos funcionários e a adotada pelo profissional de Relações Públicas.

Assim como no reality, o Relações Públicas tem como desafio entender problemas nos quais a organização enfrenta além de buscar mediar os conflitos. Desenvolve um planejamento estratégico, encontra meios para melhorar a comunicação, trabalha com gestão de conflitos, faz com que os públicos interajam transformando a cultura organizacional em algo agradável.

No final do programa, a família na qual Maria Eugênia passou os dias, passa a ter uma nova maneira de encarar as dificuldades e percebem que a presença da adotada foi de extrema importância. Tal como as organizações percebem o mesmo após aderirem a filosofia das Relações Públicas.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s