Sem categoria

A ACI está mudando

por Alexandre Wolf

 A Assessoria de Comunicação e Imprensa da FAAC existe como projeto de extensão desde 2009. Nossa proposta sempre foi atuar como a assessoria oficial da FAAC, realizando a comunicação interna, entre os membros da comunidade acadêmica (alunos, servidores e docentes), e externa, enviando releases e divulgando as realizações da faculdade para a região.

A grande maioria de nossos membros são estudantes de Jornalismo ou Relações Públicas, eventualmente de Radialismo, e, mais recentemente, Design. Esse último, mesmo não sendo de Comunicação Social, veio para suprir uma demanda essencial de criação de artes para redes sociais e outros detalhes.

Me lembro de uma das primeiras publicações que li nesse blog, de setembro de 2013, dois meses antes de eu fazer parte dessa história. “A ACI manda bem mais que e-mail” me ajudou a entender as diversas responsabilidades do projeto, e foi meu primeiro contato com o que é uma assessoria.

De uns tempos pra cá, estagnamos. Paramos de criar novas peças para o blog, o número de visitas monitoradas e técnicas diminuiu e alguns membros, se não a maioria deles, estavam desmotivados. Meu palpite é que a falta de conhecimento técnico de assessoria por nossa parte, e consequentemente menor envolvimento e menos ideias novas, nos impediu de crescer, algo que a ACI vinha fazendo de maneira excelente desde seu surgimento.

Decidimos que precisávamos melhorar. Recentemente, devido à mudança na coordenação do projeto (essa não é uma crítica negativa aos coordenadores passados, que sempre exerceram muito bem suas funções), demos início a um processo de reformulação total da ACI. Começaremos por dentro, repensando nossa missão e valores, ou seja, nosso papel perante à FAAC e tudo o que a envolve. Vamos estudar e aprender mais sobre assessoria. A partir daí, passaremos a reestruturar toda a nossa comunicação interna e externa, renovando nossos contatos com os alunos, servidores técnico-administrativos, docentes, as mídias e a comunidade local. Seremos uma nova ACI.

Isso não significa que nosso blog irá acabar, ou que nossos perfis nas redes sociais ficarão parados, ou que não faremos mais visitas técnicas ou monitoradas. Essas atividades serão, entretanto, articuladas de maneiras melhores e com mais assiduidade por nossa parte.

Não seremos uma Assessoria de Comunicação e Imprensa plena, que exerce todas as suas funções de maneira autônoma, como uma empresa. Afinal de contas, somos estudantes e parte de um projeto de extensão, e não podemos assumir tudo o que uma assessoria é capaz, como profissionais formados. Entretanto, não esperem de nós uma atuação lenta, fraca, mas uma ACI engajada e que estará preparada para atender todas as demandas que surgirem e formar profissionais de comunicação e design cada vez melhores.

Enquanto isso, fiquem tranquilos, nós os manteremos informados. ;)

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s