facebook

Nova ferramenta do Facebook possibilita a interpretação de imagens por deficientes visuais

por Bárbara Paro

Já imaginou como é utilizar as redes sociais e a internet em geral sem poder enxergar?

Foi pensando nisso que o Facebook lançou, na última terça-feira (05/04), uma ferramenta construída através de inteligência artificial que narra o conteúdo de cada imagem presente no feed de atualizações do usuário.

O instrumento funciona através de um mecanismo que transforma as imagens publicadas na plataforma em texto. Esse texto descreve os elementos visuais, como objetos presentes e localização, e é narrado por uma voz para que deficientes visuais possam ouvir e compreender a essência da figura.

A leitura da imagem segue uma ordem de elementos: primeiro pessoas, depois objetos e por fim o que tiver ao fundo, o que gera uma descrição parecida com o modelo “A imagem pode conter: três pessoas, sorrindo, ao ar livre”. A rede neural responsável por identificar as imagens foi treinada com milhões de fotos para diminuir a chance de erro. Veja como são as audiodescrições das imagens no vídeo abaixo:

A ferramenta não é a primeira medida de inclusão e acessibilidade adotada pelo Facebook – o site já possuía um recurso no qual todas as postagens escritas eram lidas em voz alta. No entanto, com o crescimento do compartilhamento de mensagens audiovisuais, o acesso de pessoas cegas estava sendo comprometido.

A novidade ainda está sendo implementada e, portanto, só é acessível nos EUA e em aparelhos com sistema iOS. A atualização em outros países e no sistema Android devem ser feitas até o final do ano.

Outra rede social que tomou a mesma iniciativa recentemente foi o Twitter, mas de maneira um pouco diferente: a descrição não é feita através de inteligência artificial e sim pelos próprios usuários do site.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s