Publicidade, Sem categoria

Modelo trans estrelou campanha de grande empresa de cosméticos

Por Mariana Pellegrini Bertacini

Uma das campanhas que marcou o Dia Internacional da Mulher foi a da L’Oreal Paris. A novidade foi um vídeo de comemoração com o protagonismo de uma mulher transgênera. A escolhida foi Valentina Sampaio, modelo cearense de 18 anos.

O vídeo mostra a preparação de Valentina para a foto do seu documento de identidade, que dessa vez irá representa-la como ela é: uma mulher. Num depoimento fornecido para a editora Alline Dauroiz, da GLAMOUR, Valentina afirmou que sempre se pareceu com uma menina. “Desde pequena usava cabelos compridos, gostava de roupas mais apertadas e shorts curtos”, comentou a modelo.

“Queremos levar esta mensagem de orgulho feminino por toda a parte, mostrando que a identidade da mulher não tem a ver só com gênero”, afirmou Viviane Pepe, diretora de Criação da WMcCan, agência responsável pelo vídeo.

Quem é Valentina?

Mari (2)

Valentina sonha em ser uma ‘Gisele Bündchen’ [Reprodução/Instagram]

Aos oito anos Valentina passou por uma psicóloga que logo compreendeu que ela era transgênero. Com dez, doze anos passou a adotar o nome de Valentina (ela não quis revelar o nome de batismo, pois para ela sempre foi Valentina). A modelo contou, ainda na entrevista à GLAMOUR, que com o novo nome, sua aparência na escola não mudou muito, uma vez que seu cabelo já era comprido e ela brincava com as meninas. O que mudou foi que, a partir daí, passou a frequentar o mesmo vestiário que as amigas. Foi necessária uma conversa com os professores para que estes a chamassem de Valentina nas chamadas.

Valentina ainda não passou pela cirurgia de transgenitalização, ou seja, a adequação de sua genitália ao gênero que ela se identifica. Na mesma entrevista à GLAMOUR, Valentina revelou que pretende fazer sua cirurgia na Tailândia. Seu tratamento hormonal também já foi iniciado com um endocrinologista.

“Meu sonho é ser uma Gisele Bündchen, desfilar para a Givenchy, conhecer o Karl Lagerfeld, virar uma Angel da Victoria Secret’s… Tenho fé que vou conseguir!”, disse Valentina.

Vamos torcer para que ela consiga e vamos torcer também para que esse protagonismo inspire outras empresas.

Às pessoas interessadas em entender melhor identidade de gênero, seus termos e conceitos, deixo a indicação de um guia técnico escrito por Jaqueline Gomes de Jesus: http://pt.scribd.com/doc/87846526/Orientacoes-sobre-Identidade-de-Genero-Conceitos-e-Termos.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s