Comunicação, Jornalismo, Sem categoria

Um jornalismo esportivo diferente: The Players’ Tribune

Por Alexandre Wolf

É comum nos cursos de jornalismo, e mesmo fora deles, o debate sobre a qualidade do jornalismo esportivo. De maneira geral, as principais questões giram em torno da informalidade da editoria, o que a faz parecer mais entretenimento do que jornalismo, além de questões éticas como o grande destaque dado às “musas” e afins.

A frequência com que esses assuntos surgem nos veículos mais tradicionais é cada vez maior e por isso, há mais de um ano, meu site favorito sobre esportes é o The Players’ Tribune. Com uma aparência sóbria e grande utilização de preto e branco, o TPT, infelizmente, não trabalha com a cobertura diária de jogos, resultados e mercado, o que impossibilita as pessoas de o terem como única fonte de informação. Se você quiser saber os placares da última rodada ou as últimas transferências, não vai encontrar nada lá em primeira mão.

Fifo (3)

O site possui aparência sóbria, séria, mas íntima e confortável [Reprodução]

Mas isso não é um defeito do veículo, porque não é a proposta dele. A intenção do TPT é dar voz aos jogadores, e daí o slogan “The voice of the game”. Ou seja, quem produz o conteúdo do site são os atletas, e a variedade de modalidades é enorme. Claro que por ser norte-americano, grande parte dos artigos são de esportes que fazem pouco sucesso por aqui, mas isso não o torna menos interessante.

The Players’ Tribune foi fundado por Derek Jeter, lendário jogador de baseball do NY Yankees, em outubro de 2014. Em sua própria descrição, é “uma nova empresa midiática que fornece aos atletas uma plataforma para conectá-los diretamente com seus fãs, com as próprias palavras. (…) The Players’ Tribune publica histórias em primeira pessoa dos atletas, fornecendo um ponto de vista único nas conversas diárias sobre esportes. (…)”. Seu conteúdo varia de artigos escritos à vídeos, podcasts e álbuns de fotos, sempre com exclusividade.

Fifo (1)

Blake Griffin em artigo sobre seus arremessos [Reprodução]

Também dentro do site, Derek Jeter afirma que seu objetivo é que o site transforme a maneira como atletas e produtores de conteúdo compartilham informação, trazendo os fãs para mais perto do que nunca de seus esportes favoritos.

Mesmo com tão pouco tempo de vida, o site já conseguiu estar no centro do mundo esportivo, por diversos motivos. Os contatos de seu fundador trouxeram grandes nomes para a administração do veículo, que conta com profissionais que já foram editores-chefe da ESPN e Sports Illustrated, por exemplo. Até o fim de 2015, o TPT havia arrecadado mais de US$ 18 milhões em financiamento.

A força do The Players’ Tribune é tão forte que diversos atletas de peso fizeram anúncios pela primeira vez em seu site. É o caso de Kobe Bryant, da NBA, que anunciou sua aposentadoria por meio de uma publicação que, na época, derrubou o site por causa da grande quantidade de acessos. Kevin Love (NBA), David Ortiz (baseball, MLB) e Matt Harvey (MLB) também estão entre os que noticiaram fatos de suas carreiras primeiro no TPT.

Fifo (4)

Dear Basketball, de Kobe Bryant, derrubou o site por causa dos acessos [Reprodução]

Dezenas de atletas já deixaram sua marca, desde jogadores de futebol, basquete, hóquei e futebol americano, até pilotos da NASCAR, corredores e surfistas. Claro que o destaque e o número de publicações é maior em alguns esportes mais famosos, mas o site se provou bastante democrático e eclético em seu conteúdo.

Fifo (2)

As mulheres também tem espaço no site. Foto do artigo de Tanisha Wright, jogadora de basquete [Reprodução]

Quer conferir de perto e acompanhar o The Players’ Tribune? O site é: http://www.theplayerstribune.com/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s