Design, Sem categoria

As novas Barbies e a importância da representatividade

Por Victoria Fiorentini

Se você ouvir falar sobre a Barbie, provavelmente virá a sua cabeça a imagem de uma boneca magra, loira, de busto farto e pernas finas, assim como ela tem sido fabricada há mais de 50 anos. A perfeita materialização do padrão de beleza adotado pela sociedade ao longo do tempo e que fez e continua fazendo a cabeça de milhares de crianças ao redor do mundo.

A novidade é que, em janeiro deste ano, uma mudança drástica foi feita nos padrões da tão conhecida boneca. Após 57 anos de lançamento, a Mattel, empresa responsável pela mesma, decidiu criar uma nova linha de Barbies “fashionistas”, que contam com novas opções de escolha por parte dos consumidores, além daquelas relacionadas às carreiras profissionais e modelos de roupas.

As novas opções consistem na ampliação da diversidade de cores e tipos de cabelos, olhos e pele das bonecas, assim como na adesão de três novos formatos de corpo, sendo eles: curvy (um corpo mais cheio e curvilíneo); tall (com uma estatura maior que a original) e petite (com uma estatura menor que a original).

Screenshot_2016-03-09-19-18-54-1

[Reprodução]

Além das infinitas possibilidades criadas pelas mais de 100 profissões e estilos de Barbie, a marca também inova e influencia positivamente a vida de milhares de garotas, a dar a chance de se verem representadas de forma mais natural em um brinquedo tão presente em suas vidas. Abordando também a questão da diversidade, as mudanças na boneca também são capazes de diminuir preconceitos existentes em relação às diferenças entre as pessoas, possibilitando um futuro de mais respeito e tolerância.

Essas mudanças são um marco significativo para a quebra dos padrões de beleza previamente estabelecidos, assim como também correspondem aos valores e vontades de grande parte da sociedade atual. Buscando uma relação mais natural com o próprio corpo, fugindo dos estereótipos e da excessiva sexualização da imagem feminina.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s