Artes Visuais, citroen, Comunicação, Design, Publicidade, Sem categoria

O Oscar e o marketing em tempo real

Por Murilo Porto

A maior e mais tradicional premiação do cinema, o Oscar, entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) dos Estados Unidos, tem destaque mundial com sua cerimônia de entrega das estatuetas. Anualmente, os membros da Academia indicam cinco selecionados dentre os que se destacaram em várias categorias, como melhor atriz, melhor ator, diretor, efeitos especiais, música, entre outros, para a eleição dos melhores.

A cerimônia de entrega de número 88, aconteceu no dia 28 de fevereiro de 2016, em Los Angeles, Califórnia e foi transmitida para mais de 200 países. Na internet, ela foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, ficando nos Trending Topics do Twitter, por exemplo. Vendo o sucesso do Oscar como oportunidade, algumas marcas utilizaram da criatividade em suas redes sociais, principalmente Facebook e Twitter, para sua promoção.

A Coca-cola, por exemplo, no momento da transmissão, tornou-se uma espécie de comentarista em seu perfil do Twitter, no qual parabenizava os ganhadores, além de firmar seu slogan com a hashtag #SintaOSabor. A marca também postou imagens da própria garrafa em tom dourado, fazendo alusão à estatueta do Oscar.

[Reprodução]

Outras marcas, como Heinz, Walt Disney, Oreo e Pepsi, fizeram postagens relacionando seus produtos com os principais filmes indicados ao prêmio. No caso da Walt Disney, como forma de divulgação de sua nova animação Zootopia, associou os personagens de sua animação às produções cinematográficas com maior destaque. Já a Pepsi, que voltou a produzir o refrigerante Pepsi Twist, fez um trocadilho com o nome de um dos principais filmes concorrentes do prêmio, “O Regresso”.

Mad Max: filme indicado a dez categorias no Oscar 2016 [Reprodução]

 

O Quarto de Jack: filme indicado a quatro categorias [Reprodução]

 

m7

Trocadilho com o filme “O Regresso” e o retorno da venda de Pepsi Twist [Reprodução]

 

Oreo reproduz cena do filme “O Regresso” [Reprodução]

Além disso, o Oscar 2016 foi a ocasião em que o ator Leonardo Dicaprio, após ter sido indicado ao prêmio por cinco vezes em outras edições, conquistou a tão cobiçada estatueta na categoria de melhor ator. Os internautas estavam fazendo piadas com o fato do ator sempre chegar tão perto do prêmio e por fim acabar perdendo. Havia uma grande expectativa e intensa torcida a favor do “Leo”, como os usuários das redes sociais chamavam o ator, e as marcas não ficaram de fora, criando brincadeiras em seus perfis, como exemplo da Citroën e Submarino.

[Reprodução]

O aproveitamento que as organizações e marcas fazem dessas oportunidades por meio do desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com feedback e eventos do mercado é característica do Marketing e Comunicação em tempo real. Com as redes sociais, as organizações baseiam-se no imediatismo, flexibilidade e maior interação com o público, estando sempre atentas aos acontecimentos que movimentam o ambiente real e impactam no virtual, como o caso do Oscar. Dessa forma, o marketing e a comunicação em tempo real agregam valor às marcas, já que as ações destas levam muito em conta o que seu público solicita ou sugere, criando a aproximação e a lealdade.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s