Comunicação, Jornalismo, Rádio e TV, Sem categoria

A influência da mídia no cotidiano

Por Pamela Santana

Você já parou para pensar em quanto a mídia televisiva influência a sociedade? Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2015, a televisão ainda é o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros. De acordo com essa pesquisa, 95% dos entrevistados afirmaram ver TV e 73% assistem diariamente.

A população é facilmente influenciada quando se trata da mídia. Novelas e reality shows possuem um efeito imediato e duradouro no estilo de vida dos brasileiros. A cada programa transmitido pela TV, novas tendências de beleza, moda e comportamento surgem e são aderidas ao cotidiano das pessoas.

Além de impor padrões a serem seguidos, a mídia também define quais assuntos serão pauta para a população e qual posicionamento deve-se tomar. A forma de pensar é influenciada principalmente pelos jornais, que mostram as notícias de forma mais “leves” ou mais ofensivas, dependendo do interesse dos mesmos.

A Teoria do Agendamento, ou Agenda Setting, defende essa ideia e pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados. Segundo ela, os consumidores de notícia dão maior credibilidade aos assuntos veiculados pela imprensa, ou seja, existe mais confiança nela do que nos outros meios de comunicação. Assim, a mídia televisiva agenda nossas conversas.

O poder da mídia regula e seleciona o que é mais importante e o que deve ser pauta das conversas das pessoas. O telespectador aceita e repassa para outros, muitas vezes sem questionar, o que torna esse processo contínuo.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s