Oportunidades, Publicidade, Relações Públicas

Sobre São Paulo, para-brisas e sensibilidade

Por Ariely Fonseca

“São Paulo é um buquê

Buquês são flores mortas

Num lindo arranjo

Arranjo lindo feito pra você

Não existe amor em SP”

Esse é um trecho da música do Criolo que inspirou a campanha da Citroën para comemorar os 462 anos de São Paulo e promover o pára-brisa Zenith do modelo C3.

A campanha “Existe amor em SP” é uma grande sacada de delicadeza por parte da agência Havas, que une a grandiosidade de São Paulo, o talento do fotógrafo Alexandre Urch e a funcionalidade do produto da Citroën, que é o para-brisa Zenith.

É a sensibilidade que faz determinadas campanhas publicitárias se destacarem. Assim também diz Maria Cláudia Tardin Pinheiro em seu livro “Publicidade emocional: a sensibilidade a serviço do consumo” no qual propõem que os meios de persuasão adotados são reflexos dos valores, crenças e comportamentos da cultura hipermoderna. Isso se aplica na campanha da Citroën da seguinte forma: homenagear uma cidade mostrando seu carro circulando pelas ruas desta é uma atitude positivamente reconhecida, mas totalmente previsível; no entanto, homenagear a maior metrópole do país mostrando a perspectiva do motorista, que geralmente passa pelas ruas estressado e com pressa, sem apreciar o privilégio de vivenciar São Paulo, é ser sensível ao ponto de ver e provar que “Existe amor em SP”.

blog.png

O pára-brisa proporciona um inovador ângulo de visão de 180º, o que é vantajoso para um motorista, mas limitador para um fotógrafo. Ainda assim, as lentes do premiado Urch captaram momentos de afeto e gentileza pelo trajeto de Norte a Sul pela terra da garoa. Mais uma vez, vemos a sensibilidade na sutileza de divulgar uma nova tecnologia, que se coloca em segundo plano para destacar a grande homenageada, mas que deixa claro que toda essa visão estonteante só é viabilizada pelas vantagens do seu produto.

blog2.png

Apropriadamente, também vemos sinais de sensibilidade na divulgação da campanha, que ocorreu pelo Facebook e Instagram da Citroën Brasil, com finalidade de incorporar o caráter urbano desta. Em meio as incríveis publicações, temos mais um toque atencioso, que mostra uma das tendências atuais das redes sociais e todo amor que existe em SP.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s