Design, Oportunidades

A despedida de uma intercambista

O intercâmbio tem sido uma opção para muitas pessoas que querem aprender um idioma diferente, enriquecer o currículo ou inclusive aumentar a bagagem de experiências pessoais. Dificilmente se encontra alguém que não queria viajar para conhecer novas pessoas, experimentar diferentes comidas ou até mesmo apenas para fazer compras. Mas existem muitas formas de se viajar o mundo e uma delas com certeza é batendo um papo com algum intercambista.

Sempre que conhecemos alguém de fora, mesmo que de uma forma bem simples e rápida, temos uma oportunidade de nos aproximar e nos encantar com a diversidade de costumes e hábitos que há no mundo.

Na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) temos a Assessoria de Relações Externas da Universidade (Arex), que cuida das relações internacionais entre as universidades e também promove intercâmbios que trazem estudante estrangeiros para o Brasil. Então, estar na Unesp, mais precisamente na Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), é uma das formas que temos para encontrar essas pessoas.

Atualmente, na FAAC, existem 11 alunos estrangeiros na graduação e mais um estagiário e também existem parcerias, principalmente, com universidades sul-americanas, como a Universidade Autônoma de Chiapas (México), Universidade Autônoma de Ciudade Juarez (México), Universidade Nacional De Cuyo (Argentina), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), UNINPAHU (Colômbia), Universidade do Chile (Chile), Universidade de  Arquitetura e Urbanismo “Ion Mincu” (Romênia) e Escola Técnica Superior De Arq. La Corunha (Espanha).

Todos os auxilios que os alunos estrangeiros precisam é feito por intermédio da ERAPI/FAAC, que os auxilia em todo o processo, desde a candidatura até a chegada à Universidade: informativo de como chegar a Bauru, auxílio na obtenção de uma moradia, regularização visto junto à Polícia Federal, formalização matrícula, emissão e envio de documentos e demais orientações (“carteirinha ônibus, acesso à biblioteca, etc…).

Para nos contar um pouco de como foi sua passagem pela UNESP, entrevistamos Guili Ferrero, uma designer argentina, para contar um pouco de sua experiência com a viagem.

2

ACI: Conte um pouco sobre de onde você é e qual faculdade você cursa na Argentina

Guili Ferrero: Eu sou de Cordoba, Argentina, e moro no mesmo local desde que vim ao mundo. Minha cidade se chama Villa Allende e fica uns 20km da capital do estado. Eu comecei o curso de Design no ano 2011 na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho (Faudi), que pertence a Universidade Nacional de Cordoba (UNC). A minha universidade é pública e federal.

ACI: Como você descobriu o Brasil e a possibilidade de estudar aqui?

G. F.: A minha universidade oferece diferentes programas de intercâmbio para estudar em outros países. Um deles oferece oportunidade em universidades latino americanas, e dentre as opções estava a UNESP. Sempre gostei do Brasil e foi a chance de conhecer e aprender uma língua nova, achei uma oportunidade incrível.

ACI: Conte-nos uma qualidade e um defeito do Brasil comparado com sua terra natal.

G. F.: A maior qualidade do Brasil para mim é que as pessoas são muito receptivas, se ofereceram para me ajudar desde o momento em que eu cheguei, conheci pessoas que fizeram muitas coisas boas pra mim e compartilharam momentos bons. Vou lembrar delas sempre. De defeitos, posso falar que não tinha alfajor.

ACI: Bauru, a cidade sanduíche, tem muitas surpresas. Fale uma das que mais chamou sua atenção?

G. F.: Pra falar de surpresas, uma delas foram os mototaxis. Achei bem diferente porque nunca tinha visto um e a primeira vez que subi foi bem engraçado: não sabia onde colocar os pés, onde colocar minhas mãos ou se devia abraçar o moço, que por sorte percebeu e falou o que devia fazer. Outra coisa que chamou a minha atenção foram os carrinhos de comida na Praça da Paz. Eu já tinha visto algo parecido, mas nenhum que funcionasse todos os dias e juntos. Achei bem legal como as pessoas possuem o costume ir todos os finais de semana comer, sem contar que os lanches são bem gostosos!

ACI: Qual curso você fez em Bauru?

G. F.: O curso que eu fui fazer foi Design. Em Cordoba, eu faço Design Industrial e na FAAC eu fiz algumas disciplinas do curso de Design de Produtos e outras do curso de Design Gráfico.

ACI: Como foi estudar Design na FAAC?

G. F.: Minha experiência estudando na FAAC foi muito boa. No começo um pouco difícil, pois eu não falava muito bem português, então as conversas com meus colegas de grupo eram bem enroladas. Mas depois a gente começou a se entender e achei bem legal os trabalhos que fizemos. Acho também muito importante os espaços que a universidade me ofereceu de trabalho e pesquisa.

ACI: Estudar ou trabalhar com Design para muitos é um prazer, mas pode ser difícil. Fale um pouco sobre como é estudar e trabalhar na Argentina?

G. F.: Estudar na Argentina é acessível por ser uma universidade pública. Mas ainda assim você tem que ter uma preparação prévia que permita você ingressar. Eu acho que o nosso vestibular, pelo menos pra o curso de Design, é bem mais fácil. Acho também que uma diferença entre o curso no Brasil e aqui é que temos uma quantidade maior de alunos, por isso muitas vezes o contato com o professor e os métodos de aprendizagem são diferentes. Trabalhar em design aqui é igual no Brasil, existem mais oportunidades nas cidades grandes como São Paulo, por exemplo, por ser uma cidade maior, além de ter mais variedades de serviços. Mas ainda assim acho que, como designer, se você quer trabalhar como freelancer ou começar um negócio próprio, as oportunidades são as mesmas, depende de cada um e do que cada designer quer e gosta.

ACI: O que você vai levar dessa viagem?

G. F.: Da viagem levo muitas, muitas coisas, não só o excesso de bagagem, mas também as coisas que aprendi pessoalmente e academicamente. Nunca imaginei que poderia me acrescentar do jeito que foi.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s