Publicidade

O marketing do rei do streaming

Por Bianca Velo

A popularização da internet modificou os hábitos de consumo da nossa sociedade, abrindo espaço para mercados que jamais seriam possíveis na década de 1990, dentre eles o serviço de streaming. Um dos maiores serviços de streaming da atualidade é o do Netflix. Contando com um catálogo de milhares de filmes, séries e documentários que podem ser acessado através de diversas plataformas, ele possui mais de 60 milhões de usuários no mundo inteiro.

Entretanto, com a diversidade de sites que disponibilizam os mesmos conteúdos online e para download, a quantidade de usuários impressiona. Mesmo cobrando pelo conteúdo que outros oferecem gratuitamente, o Netflix possui muito mais reconhecimento e repercussão que os demais concorrentes. E por quê? Além da qualidade do próprio serviço, a chave do sucesso da empresa se deve ao marketing de conteúdo e de relacionamento.

Orange is the New Black, House of Cards, Sense8 e Narcos. Qualquer pessoa minimamente ligada em séries pelo menos já ouviu falar sobre essas quatro produções. E o que elas tem de especial? São produções originais da empresa. O Marketing de conteúdo é uma forma de engajar o público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes através da criação de conteúdo relevante e de qualidade, atraindo e envolvendo os clientes e possíveis clientes. Dessa forma, a empresa cria uma visão positiva acerca da marca, aumenta as vendas, e consequentemente, o lucro. O que o Netflix faz muito bem. As quatro séries foram absolutos sucessos e ainda geram expectativas acerca das próximas temporadas.

Além disso, o Netflix entende seu público e dialoga de forma coerente e estratégica com ele. O gerenciamento das mídias da empresa são exemplos de social media de sucesso e de ações de marketing de relacionamento bem realizadas. Respostas rápidas, diálogos com “menes” e expressões que estouram no vocabulário virtual, conexão com o cotidiano (mesmo acontecimentos que não envolvam a empresa diretamente), a interação com os usuários e outras marcas, além da receptividade da empresa, criam um relacionamento positivo entre a marca e os clientes, visando que os usuários não tenham apenas uma imagem positiva da marca, mas sejam fãs, não apenas pelo conteúdo, mas pelo posicionamento e pelo relacionamento estabelecido entre eles.

Com uma comunicação extremamente bem executada, diversas promessas de conteúdo original, e parcerias com grandes como a Marvel e outras, podemos esperar grandes feitos dessa empresa. Mesmo pagando, quem ganha nessa história somos nós.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s