Por Bianca Velo
A popularização da internet modificou os hábitos de consumo da nossa sociedade, abrindo espaço para mercados que jamais seriam possíveis na década de 1990, dentre eles o serviço de streaming. Um dos maiores serviços de streaming da atualidade é o do Netflix. Contando com um catálogo de milhares de filmes, séries e documentários que podem ser acessado através de diversas plataformas, ele possui mais de 60 milhões de usuários no mundo inteiro.
Entretanto, com a diversidade de sites que disponibilizam os mesmos conteúdos online e para download, a quantidade de usuários impressiona. Mesmo cobrando pelo conteúdo que outros oferecem gratuitamente, o Netflix possui muito mais reconhecimento e repercussão que os demais concorrentes. E por quê? Além da qualidade do próprio serviço, a chave do sucesso da empresa se deve ao marketing de conteúdo e de relacionamento.
Orange is the New Black, House of Cards, Sense8 e Narcos. Qualquer pessoa minimamente ligada em séries pelo menos já ouviu falar sobre essas quatro produções. E o que elas tem de especial? São produções originais da empresa. O Marketing de conteúdo é uma forma de engajar o público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes através da criação de conteúdo relevante e de qualidade, atraindo e envolvendo os clientes e possíveis clientes. Dessa forma, a empresa cria uma visão positiva acerca da marca, aumenta as vendas, e consequentemente, o lucro. O que o Netflix faz muito bem. As quatro séries foram absolutos sucessos e ainda geram expectativas acerca das próximas temporadas.
Além disso, o Netflix entende seu público e dialoga de forma coerente e estratégica com ele. O gerenciamento das mídias da empresa são exemplos de social media de sucesso e de ações de marketing de relacionamento bem realizadas. Respostas rápidas, diálogos com “menes” e expressões que estouram no vocabulário virtual, conexão com o cotidiano (mesmo acontecimentos que não envolvam a empresa diretamente), a interação com os usuários e outras marcas, além da receptividade da empresa, criam um relacionamento positivo entre a marca e os clientes, visando que os usuários não tenham apenas uma imagem positiva da marca, mas sejam fãs, não apenas pelo conteúdo, mas pelo posicionamento e pelo relacionamento estabelecido entre eles.
Com uma comunicação extremamente bem executada, diversas promessas de conteúdo original, e parcerias com grandes como a Marvel e outras, podemos esperar grandes feitos dessa empresa. Mesmo pagando, quem ganha nessa história somos nós.