Comunicação, Tecnologia

Idiot Box – Crianças hipnotizadas pela TV

Por Isabela Afonso

Não é segredo que a televisão é uma das maiores armas para atrair a atenção das pessoas. A caixa mágica com áudio e imagens em movimento rouba nosso olhares em poucos segundos e sem perceber somos transportados para outra dimensão. E isso é ainda mais corriqueiro quando somos crianças, afinal quem nunca passou horas olhando para uma tela de TV quando pequeno?

Pensando em uma forma de criticar o atual papel da tecnologia na vida das pessoas, a fotógrafa australiana Donna Steves fez uma série fotográfica chamada Idiot Box, em que capturou o olhar perplexo de crianças enquanto assistem TV.

Essa série mostra como crianças de quatro anos de idade ficam completamente hipnotizadas pela televisão. Para tirar essas fotos, Steves instruiu as crianças a escolherem uma série qualquer do Netflix e não olharem para a câmera. O mais chocante é que poucos minutos depois as crianças já estavam desligadas do mundo ao redor.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Steves disse ao portal Wired que fez o ensaio para fazer com que as pessoas pudessem refletir sobre o “papel da tecnologia em nossas vidas”. Inclusive, a fotógrafa afirma que em sua casa não tem TV, somente notebooks e iPads e, ainda assim, ela regula o tempo que os seus filhos utilizam os aparelhos eletrônicos, sendo este de apenas 4 horas.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s