Design, Publicidade

O impacto da marca Google – e de seu novo logotipo

por Ana Beatriz Ferreira

No início deste mês, ao abrir a página inicial do Google, o mecanismo de busca mais popular e querido pela web, muita gente se surpreendeu com o novo logotipo da empresa, apresentado por meio de um doodle que explicava seu processo de criação. Considerado por estudos da empresa Shareaholic, de 2014, o navegador mais utilizado globalmente, com cerca de 34% de adesão, o Chrome deu um verdadeiro choque em seus usuários com as atualizações repentinas.

Fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, a marca Google, no mundo on-line e offline, tem um branding poderoso, que gera nos clientes um sentimento de identificação. Presente no Brasil desde 2005, sob um logotipo que sofreu leves alterações desde 1999, não é à toa que tenha havido uma repercussão tão massiva em torno da nova imagem:  nas mesmas cores, contudo sem as serifas de antes, o novo símbolo da companhia surgiu mais descontraído, como representação da fase que se inicia com a venda de alguns de seus principais produtos à Alphabet.

Justificado por Tamar Yehoshua, VP de Gerência de Produto, e Bobby Nath, diretor de Experiência do Usuário, no blog oficial da empresa, o motivo da transformação vai além e se lança ao desafio de aderir à Era Digital e à navegação por dispositivos móveis. Segundo os colaboradores, o logotipo da empresa, agora, gera uma visualização otimizada para quem acessa os serviços da Google por smartphones, tablets e até mesmo por relógios inteligentes, que têm surgido no mercado como vanguardas tecnológicas. Na postagem, publicada no dia 1º de setembro, eles explicam que “as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos — às vezes em um mesmo dia. Você espera que o Google te ajude onde e quando você precisar, seja no seu telefone celular, na sua TV, no seu relógio, no painel de controle de seu carro e, sim, até no seu desktop!”.

Ainda em vermelho, amarelo, azul e verde, o novo logotipo surge na tipografia “Google Product Sans”, gerada especialmente para a alteração proposta. Durante seu processo de criação, os desafios, para os designers, envolveram gerar elementos interativos e, principalmente, transformar a marca, indicando o que vem por aí, sem perder, entretanto, a fidelidade de seus seguidores.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s