Design, Notícias

Nova Zelândia de cara nova

por Bianca Velo

Em março de 2014, o primeiro ministro da Nova Zelândia, John Key, anunciou em um discurso a proposta de mudança da bandeira do país. Colônia britânica por muitos anos, a bandeira atual traz a Union Flag (bandeira britânica), referência bastante criticada por diversos neozelandeses. “Há muito tempo nós não somos mais dominados pelo Reino Unido”, afirmou o primeiro ministro.

Disponibilizando um vídeo que resume os princípios do design de bandeiras, o governo neozelandês abriu um concurso para que a população enviasse suas próprias propostas. Dentre as 10.292 sugestões enviadas, um comitê selecionou, até então, 40 delas. Tais propostas passarão por uma nova seleção, e, depois de escolhidas as 4 finalistas, será realizado em setembro o primeiro referendo com a população, definindo o melhor design. A bandeira vencedora, entretanto, só se tornará oficial caso seja assim decidido em um segundo referendo realizado em março de 2016, em que a população enfim escolherá entre a bandeira atual e a nova proposta.

Ignorando a polêmica acerca ao custo financeiro da mudança, existem críticas ferrenhas à proposta, alegando desrespeito ao legado do país. Entretanto, na última pesquisa realizada sobre o assunto, 40.6% da população se declara a favor da mudança da identidade visual do país.

Tácia Mota, designer formada pela Unesp, esclarece os motivos e benefícios por trás da proposta. “A identidade visual é uma forma de reconhecimento”, afirma. Como qualquer marca, a identidade carrega os valores e crenças do país. Para Tácia, a Nova Zelândia “está buscando uma identidade nacional”, se reafirmando como um país livre que possui seus próprios hábitos e cultura, e que possa ser reconhecido mundialmente através de sua bandeira pelo que é, e não por quem foi colonizado.

As quarenta opções poder ser conferidas no link: The NZ Flag – Your chance to decide.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s