Comunicação, Empresas Juniores, Jornalismo, Séries Especiais

Jornal Jr, experiência única para os alunos de Jornalismo

Imagem: Acervo Jornal Jr
Imagem: Acervo Jornal Jr
por Gabriela Montoro

Nossa série especial de Empresas Juniores conhece hoje um pouco da Jornal Jr. e de seu trabalho.

Fundada em 2006, a Jornal, assim como outras Juniores, dá oportunidade aos estudantes de atuarem em sua área e receberem experiência profissional antes de se formarem. Seu foco na área de atuação é em médias empresas. Como todas as empresas juniores, a Jornal Jr. possui como finalidade dar um serviço de qualidade a quem não teria condições financeiras de contratar um serviço de comunicação pelo preço estabelecido pelo sindicato da categoria. No entanto, trabalham com empresas maiores também. Entre seus clientes mais expressivos estão Jaguacy Avocado (maior produtor de avocado do país), Tripda (aplicativo de carona), RH da Faac e Blogando (evento de mídias sociais de Bauru).

Seus dois principais trabalhos – core business – são cobertura em eventos e assessoria de imprensa. Realizam também gestão de mídias sociais, produção de produtos para comunicação interna (como newsletter) e ensaios fotográficos.

Esses serviços são realizados ou por permuta (troca de serviços entre duas empresas) ou por remuneração de 30% do valor estabelecido pelo sindicato dos jornalistas.

A Jornal Jr. trabalha com um organograma similar ao de uma empresa sênior. Ela é estruturada pelos núcleos de superintendência, adm/financeiro, gestão de pessoas, marketing – subdividido em “marketing e criação” e “comercial e marketing”, projetos, qualidade e comunicação. Além disso, a empresa tem um diferencial em relação a todas as outras Juniores da Unesp: o seu corpo de reportagem. Além dos núcleos já mencionados (chamados de diretoria executiva), a Jornal Jr. possui repórteres textuais, repórteres fotográficos e editores. No entanto, a Jornal é horizontal: todos possuem o mesmo “poder” na empresa e o peso do voto de todos é o mesmo – o presidente possui, no máximo, poder para desempatar uma votação. As gestões são de dois anos, onde se passa um ano como trainee do núcleo, aprendendo suas diferentes funções, e um ano como supervisor, colocando em prática esses conhecimentos e treinando a nova gestão por vir.

A Jornal Jr. é uma oportunidade única que a universidade oferece de aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Se interessou? Curta a Jornal Jr. no Facebook e acompanhe as notícias e as próximas seleções!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s