Cursos, Jornalismo, Oportunidades

Aprendizado online para jornalistas

por Ana Beatriz Ferreira

Pertencente ao âmbito da Comunicação Social, o Jornalismo é uma habilitação que engloba diversas áreas do conhecimento e costuma reunir, por conta disto, estudantes de habilidades, tanto técnicas quanto teóricas, múltiplas. Redação, produção de conteúdo, fotografia, locução, filmagem, edição, diagramação, editoração, apresentação, pesquisa…

Para desenvolvê-las, ainda assim, muitos graduandos e jornalistas já no exercício da profissão optam por cursos externos para aperfeiçoarem seus conhecimentos. Nem sempre presenciais, visto que demandam mais tempo e – frequentemente – um investimento financeiro maior, surgem como alternativas, em tempos de ambientes digitais, os MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Online Abertos e Massivos, em português). Àqueles que pertencem à área, neste eixo, vale a pena conhecer a proposta do portal Journalism Courses, uma plataforma online do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, em Austin.

Criado em 2003, o site, segundo a descrição disponível em sua página inicial, já treinou mais de 50,000 usuários, vindos de 160 países. Voltado inicialmente a turmas da América Latina e Caribe, passou por uma grande expansão enquanto maior produtor de conteúdo e aprendizado jornalístico online. Com temas atuais diversos, a maioria dos cursos é gratuita e pede apenas o pagamento de um valor para alunos que desejarem os certificados originais. Alguns poucos treinamentos cobram taxas, contudo a Universidade do Texas faz o possível para que sejam todos eles acessíveis.

Disponíveis em inglês, espanhol e português, a depender dos professores e dos temas abordados, os cursos abrem com antecedência para as inscrições de turmas e tratam de jornalismo digital, ética, cobertura de conflitos armados, infografia, visualização de dados, tecnologias e diversos outros, com duração de quatro a seis semanas. Entre seus instrutores, grandes nomes, tais quais Alberto Cairo, autor de The Functional Art e referência em infografia, Rosental Alves e Jennifer LaFleur, uma das diretoras do portal ProPublica.

Atualmente, o Journalism Courses está com vagas abertas em um curso livre, em português, intitulado Técnicas básicas do jornalismo de dados, uma realização da Associação Nacional dos Jornais e do Centro Knight, com apoio do Google. Sob a tutela de Lise Olsen, Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, ele se iniciará no próximo dia 3 de agosto e durará até 6 de setembro, com cinco módulos semanais. Nele, serão apresentadas as principais técnicas de jornalismo de dados contemporâneas, com ensino detalhado das ferramentas que podem auxiliar neste processo e menções a Big Data, bases de dados digitais, data pipeline, etc.

Para se inscrever, os interessados poderão acessar o link Técnicas básicas de jornalismo de dados, do Knight Center.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s